scorecardresearch ghost pixel



Mudou! Nova CNH é emitida em 2023 com uma série novidades

Nova CNH já está sendo emitida. Embora a atualização não seja obrigatória, confira as mudanças que ocorreram.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento essencial para aqueles que desejam dirigir veículos motorizados. Além de estar atento às modificações feitas, é de extrema importância que os atuais motoristas a mantenham em mãos. E por falar em mudanças, confira as principais alterações esperadas para a CNH em 2023.

Leia mais: De graça! Realize o sonho de dirigir em 2023 com a CNH Social

As mudanças esperadas para a CNH

Validade mudou

As alterações propostas para a habilitação em 2023 são diversas e todas referentes a aspectos variados, que vão da aparência até mesmo às datas de validade. As mais chamativas mudanças na nova CNH estão pautadas na criação de um novo projeto de lei, de número 2496/22. Ele visa aumentar o tempo para renovação da carteira de motorista.

Ao considerar o modelo antigo, era exigido por lei um exame físico e psicológico a cada cinco anos para que fosse feita a renovação da habilitação. Esse novo projeto busca estender o prazo de validade para dez anos para os motoristas com até 59 anos; manter o prazo de cinco anos para os indivíduos com idade entre 50 até 69 anos; e criar uma renovação a cada três anos para aqueles com mais de 70.

Houve outras mudanças

Além da alteração no vencimento das carteiras, outra série de mudanças está sendo prevista para a nova CNH. É o caso, por exemplo, do novo visual da habilitação, onde a cor muda do verde-escuro para uma paleta mista de tons de verde, amarelo e azul (não por coincidência, são as cores da bandeira do Brasil). Ocorreu também uma flexibilização dos limites de pontos, visto que antigamente a CNH era suspensa após 20 pontos.

Após a mudança, caso não haja nenhuma infração gravíssima, limite de pontos será de 40. Caso tenha ocorrido uma infração gravíssima durante o período de um ano, o limite é de 30 pontos. Caso haja duas infrações graves no mesmo período, o limite volta a ser de 20 pontos.

A nova habilitação agora também é mais segura, pois tem tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta, o que dificulta as falsificações.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário