Mutirão para renovação de CNH abre 11 mil vagas em junho; veja como participar

Motoristas podem agendar gratuitamente o atendimento no evento que será realizado nos dias 17 e 24 de junho.



Os motoristas que precisam renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com urgência podem participar de um mutirão que acontece nos próximos sábados, dias 17 e 24 de junho. O evento terá 11,1 mil vagas e será realizado pelo Poupatempo em parceria com o Detran-SP.

Leia mais: Motorista no prejuízo: mudança em imposto faz gasolina subir de novo

Os interessados devem agendar sua participação de forma gratuita, pela internet ou nos totens de atendimento do Poupatempo. A ação é voltada para condutores que precisam regularizar o documento até o fim deste mês.

Entre janeiro e maio deste ano, os mutirões realizados somaram cerca de 93 mil atendimentos. Somente em 2023, o órgão do governo paulista contabilizou quase 3 milhões de atendimentos presenciais e eletrônicos para renovação da carteira de habilitação.

A CNH deve ser renovada em até 30 dias após a data de vencimento para evitar multas e outras penalidades previstas no código de trânsito (CTB). O motorista também pode realizar o processo antecipadamente até 30 dias antes do fim da validade.

Vale destacar que o prazo de renovação de CNHs vencidas em outubro de 2022 foi ampliado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em razão da pandemia de Covid-19. Assim, esses motoristas podem regularizar sua situação até o fim de junho.

O posto do Poupatempo da cidade de São Manuel não funcionará no dia 17 em função do feriado municipal.

Como fazer o agendamento

O interessado em ser atendido no mutirão deve agendar sua participação em um dos canais abaixo:

  • Portal do Poupatempo: www.poupatempo.sp.gov.br
  • Aplicativo Poupatempo Digital
  • Totens de autoatendimento e
  • WhatsApp (11) 95220-2974.

Renovação da CNH

O motorista pode realizar a renovação simplificada pelos canais do Poupatempo ou do Detran-SP, bastando seguir as instruções do atendimento online e realizar o exame médico na clínica informada. A CNH é enviada pelos Correios ao endereço cadastrado.

Já quem possui um documento nas categorias C, D ou E também precisa realizar o exame toxicológico em um laboratório credenciado. O teste tem validade de dois anos e meio para condutores com idade inferior a 70 anos e a mesma validade da CNH para aqueles com mais de 70 anos.

O último passo para renovar a CNH após aprovação nos exames é pagar a taxa de emissão. O documento disponibilizado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) tem a mesma validade legal da versão física.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário