Após conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os motoristas devem se manter atentos aos prazos de renovação do documento. No entanto, as regras podem constantemente sofrer alterações, sendo necessário que os condutores fiquem atentos às publicações do Detran de seus estados.
Leia mais: Renovação da CNH pode se tornar gratuita para motoristas acima DESTA idade
Esse é o caso do Distrito Federal, que publicou novas regras para a renovação no Diário Oficial do DF no último dia 22 de junho. Portanto, antes de ir atrás do processo de renovação do seu documento, confira nossa matéria sobre quais foram as mudanças aplicadas.
Além disso, é importante também ficar atento ao prazo determinado para realizar a renovação da sua carteira de motorista para não correr o risco de dirigir com o documento irregular.
O que muda com a nova resolução?
Com a publicação da nova resolução, se torna obrigatória a coleta da biometria do motorista. Assim, a coleta será obrigatória tanto nas clínicas médicas quanto nas psicológicas, ambas habilitadas para realizar os exames necessários para ter acesso à carteira de motorista em Brasília.
Contudo, mesmo que a medida tenha sido publicada neste mês de junho, as mudanças só passarão a valer no Distrito Federal a partir do mês de setembro de 2023. Dessa forma, o intuito da nova regra é de facilitar o trabalho em torno da fiscalização do processo para a renovação da CNH.
Desse modo, as clínicas deverão dispor de infraestrutura de microcomputadores e de todos os equipamentos necessários para a validação e digitalização dos documentos. Isso será necessário para garantir a confirmação dos responsáveis e profissionais da saúde, além da presença do condutor durante a realização do exame.
Por fim, os testes começarão a ser realizados nas empresas credenciadas a partir do dia 1º de julho, seguindo até o dia 31 do mesmo mês. Com isso, é válido ficar atento as datas do seu processo, para não deixar tudo para última hora e acabar esquecendo de algo importante.