scorecardresearch ghost pixel



Não ignore! 6 sinais do seu corpo que sinalizam baixo consumo de proteína

Você consome a quantidade de proteína que o seu corpo precisa? Veja como identificar esse tipo de deficiência alimentar a partir destes sinais.



Não consumir proteína conforme suas necessidades pode afetar negativamente sua saúde. Sendo assim, avalie suas necessidades proteicas, principalmente em dietas veganas e vegetarianas. É preciso estar atento à capacidade do seu corpo de absorver vitaminas e minerais responsáveis pelo funcionamento do metabolismo. Estes são os sinais de que você está comendo pouca proteína.

Veja também: Compulsão alimentar: CUIDADO, a culpa pode estar nestes 6 alimentos

Veja alguns sinais de que você está consumindo pouca proteína:

1. Cansaço excessivo

A fadiga constante é um dos sintomas mais comuns da deficiência de proteínas no sangue. A proteína desempenha um papel fundamental na produção de energia, e a falta dela pode levar a uma sensação persistente de cansaço e falta de vigor.

2. Queda de cabelo

A queda de cabelo também revela problemas ligados a fontes proteicas, dado que os fios são compostos por proteínas. Dessa forma, a ausência de uma alimentação equilibrada impacta diretamente os folículos capilares.

3. Baixa imunidade

A baixa imunidade costuma ser resultado de diversos fatores, incluindo maus hábitos alimentares. Isso acontece porque os anticorpos e células imunológicas são compostos de aminoácidos, e a falta deles compromete a sua proteção.

4. Perda de massa muscular

A perda de massa muscular é outro sinal importante de que a proteína não está sendo consumida em quantidade suficiente. Essas moléculas são indispensáveis para a construção e reparação dos músculos.

5. Flatulência e prisão de ventre

Problemas digestivos, como gases e prisão de ventre, indicam que você não está ingerindo fibras. Desse modo, a regularidade do trânsito intestinal fica comprometida, interrompendo a digestão de diversas substâncias.

6. Dificuldade de concentração

Além disso, a falta de proteína afeta a função cognitiva e a capacidade de concentração. Geralmente, alimentos ricos em proteína concentram B12, indispensável para as funções do sistema nervoso central.

Se você apresenta algum desses sintomas, não deixe de procurar um médico e melhorar seus hábitos alimentares. Nesse caso, não negligencie sua saúde e caso tenha alguma restrição alimentar, consulte um nutricionista.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário