Uma massa de ar frio avança pelo país e reduz as temperaturas em grande parte da região Centro-Sul do Brasil. A expectativa de que as temperaturas diminuam até mesmo no Amazonas, porém com menor impacto. No entanto, a sensação de calor ainda permanecerá nessa sexta (09), com a máxima podendo dicar em 30ºC no Rio Grande do Sul.
Leia mais: Temperatura baixou? Veja 4 benefícios ‘surpresa’ do tempo frio para você
Já para a próxima semana, haverá duas condições no país: uma alta pressão, formando uma corrente de ar gelado até o Norte, e a baixa pressão no oceano Atlântico, gerando chuvas no Sudeste e Sul do país.
Desta forma, entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o frio será intenso entre terça (13) e quarta (14). Até lá, a sensação de abafamento permanecerá. A interação entre o ar gelado e a umidade favorece tardes muito frias, com temperaturas baixas se repetindo também durante as manhãs, principalmente onde o ar estiver mais seco.
Geadas e temperaturas abaixo de zero
Com o ar polar atuando diretamente no território gaúcho, a expectativa é de que as máximas a partir de domingo (11) sejam de apenas 10ºC, com sensação de frio intenso. Assim, muitos dias terão temperaturas abaixo de zero e em grande parte do estado, principalmente entre os dias 12 e 15 de junho.
As áreas com maior potencial de frio tendem a ser na metade sul e oeste do território gaúcho, assim como os pontos de maior altitude na metade norte nos dias de céu claro. Na região metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas já mudam a partir de sábado (10) devido à passagem de uma frente fria.
Desse modo, o termômetro no domingo não deve passar dos 15ºC. O frio ganha força ao longo da semana, com manhãs frias. Por fim, a previsão na segunda (12) é de que a temperatura deva oscilar entre 4ºC e 14ºC, . Assim, as temperaturas baixas serão mantidas durante a semana, atingindo a máxima de 18ºC e mínima de 5ºC na sexta (16).