Uma nova frente fria deverá chegar a região Sul no sábado (10), o que irá provocar mudanças intensas no tempo em diversas partes do país, incluindo uma forte onda de frio. Assim, inicialmente as consequências acontecerão desde o Rio Grande do Sul até o sudoeste do Mato Grosso, a partir da próxima segunda (12).
Veja também: Montadoras reajustam tabelas de preços; carro novo por R$ 58.990 já é encontrado.
No geral, são esperadas pancadas de chuvas irregulares e sem grandes acumulados, com volumes que não devem ultrapassar os 40mm. Contudo, o maior destaque é para o frio que chegará após esse sistema frontal. Com isso, uma onda de frio intensa promete derrubar as temperaturas significativamente a partir do fim de semana.
Possibilidade de neve
A queda mais representativa deve acontecer na região Sul, com possibilidades de chuva fraca na madrugada e manhã de segunda. Mas atenção: não está descartada a possibilidade de chuva congelada e neve na serra catarinense. Nesses locais, são esperadas temperaturas negativas, de até -3ºC.
Após a chuva se dissipar com a chegada do ar seco, o potencial para geadas em toda a região Sul aumenta. Desse modo, são aguardadas temperaturas abaixo dos 3ºC, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, conforme o frio for avançando durante a semana.
E o restante do país?
A diminuição nos termômetros será registrada também em áreas do Sudeste, incluindo a possibilidade de geadas pontuais em áreas serranas e no sul de Minas Gerais. Além disso, a geada pode atingir algumas áreas do Centro-Oeste, como o Mato Grosso do Sul.
Já na próxima quinta (15), o frio se aproxima da região Norte. Assim, as temperaturas mínimas tem potencial para ficar abaixo dos 14ºC em Rondônia e no Acre. Esse frio persistirá até o dia 20 de junho, principalmente no Centro-Sul do país. Por fim, essa pode ser a onda de frio mais intensa e abrangente do ano, visto que a chegada do El Niño tende a suavizar as condições.