Na cozinha, existem algumas práticas que facilitam a rotina, principalmente quando envolve recipientes. Afinal, ninguém gosta de sujar diversas panelas, pratos e outras vasilhas, porque depois a pilha de louça aumenta. Sendo assim, é provável que você já tenha guardado uma panela na geladeira. Descubra qual é o risco ligado a essa tentativa de tornar o dia a dia prático, priorizando a limpeza final.
Veja também: Por favor, não cometa o CRIME de colocar ESTES vegetais na geladeira
Nem todos os materiais podem ser mantidos no refrigerador
O refrigerador tem a função principal de preservar e prolongar a vida útil dos alimentos, mantendo-os em temperaturas adequadas. Essa ação reduz a proliferação de bactérias, garantindo segurança alimentar.
Além disso, esse eletrodoméstico permite armazenar medicamentos sensíveis ao calor e produtos perecíveis que precisam ser mantidos refrigerados. Contudo, é necessário manter recipientes de alumínio bem longe do freezer.
Você coloca panela na geladeira?
Não é recomendado colocar panelas diretamente na geladeira, pois isso pode elevar a temperatura interna do aparelho. Portanto, acaba comprometendo a conservação dos demais alimentos, e afeta sua qualidade.
Durante o processo de resfriamento, a panela feita de alumínio, costuma receber muito calor. Dessa maneira, leva a uma alteração de temperatura capaz de afetar características como sabor, textura e aroma dos ingredientes.
Sendo assim, é possível afirmar que manter esse tipo de recipiente na geladeira não rende bons resultados. Principalmente quando a panela está quente, o que acelera o processo de decomposição da comida armazenada.
Estes utensílios não devem ficar sob temperaturas baixas.
Com exceção das embalagens de alumínio, outros utensílios como panela, talheres e copos, não devem ficar na geladeira. Determinadas ligas de metais, ao ficarem expostas à umidade, passam por um derretimento, que libera substâncias químicas.
Prefira potes de plástico ou vidro e jamais deixe panelas em refrigeradores, visando economizar tempo. Escolha o caminho mais seguro, que compreende as necessidades de conservação de cada alimento.