scorecardresearch ghost pixel



Pense 500 vezes antes: 6 sinais comuns no Brasil, mas ofensivos lá fora

Algumas formas de se expressar por meio de gestos acabam sendo interpretadas de uma maneira muito diferente em outros lugares.



Antes de considerar comprar uma passagem, é preciso respeitar a cultura do local que você deseja visitar. Nesse sentido, por mais que tenhamos sido criados com costumes interpretados como comuns em nosso país, em outros lugares o mesmo não se aplica.

Veja também: Pense bem: se você visitar estes 8 países, diga adeus ao visto para os EUA

Para fins de orientação, a publicação abordará seis sinais, que envolvem países ou regiões populares, que talvez estejam na sua lista de viagens. Tenha em mente evitar a todo custo.

Evite fazer esses sinais comuns: eles são ofensivos em alguns lugares

1. Sinal de positivo

Também conhecido como ‘joinha’, o gesto basicamente consiste em levantar o polegar. Na maioria das vezes, pode ser entendido como um sinal de positivo ou de aprovação, que demonstra que tudo está ok.

Porém, ele é considerado ofensivo no Irã e no Iraque. Seria o equivalente a alguém mostrar o dedo do meio em nosso país.

2. Sinal de “pare”

Geralmente indicado para alguém parar no trânsito, o ato de mostrar a palma das mãos é considerado ofensivo na Grécia. Nesse país europeu, a versão mais popular remonta à era bizantina, quando criminosos eram punidos ao terem carvão espalhado em seus rostos, da mesma forma como fazem no sinal.

3. Sinal de chifre

Estender o dedo indicador e o mindinho forma um gesto de rock popular em shows. Ao mesmo tempo, como o nome indica, pode também ser percebido como uma forma de remontar à traição na Itália. Em outras palavras, o que as pessoas chamam de “chifrudo.”

4. Sinal de paz com a palma voltada para dentro

Antes de ponderar viajar para a Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia ou África do Sul, fique de olho nesse pequeno gesto quando sua palma está voltada para dentro. Definitivamente, não trará nenhuma paz.

5. Uso da mão esquerda em países muçulmanos

Em países muçulmanos, a mão esquerda é considerada impura. Ela é tradicionalmente usada para a higiene pessoal, como o ato de limpar-se após usar o banheiro. Em outras palavras, evite cumprimentar, comer ou pegar objetos usando dela. É esperado que seja usada a mão direita para tais atividades.

6. Cruzar os dedos

Quando cruzamos os dedos, desejamos sorte para alguém. Entretanto, no Vietnã, cruzar os dedos retrata a genitália de uma mulher.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário