scorecardresearch ghost pixel



Desconectar o celular do carregador antes de 100% danifica a bateria?

Mito que muitas pessoas dizem por aí, na verdade, pode trazer benefícios à peça.



Quando colocamos o celular para carregar, acreditamos que o correto é tirá-lo da tomada apenas quando a bateria atingir 100%. O intuito, segundo muitas pessoas acreditam, é preservar a vida útil da bateria.

Contudo, isso não passa de uma crença, segundo especialistas. Existem outras formas de preservar a bateria do smartphone e deixar o celular carregando até o final não é uma delas.

O que ninguém revela sobre o carregamento do celular

Companheiro indispensável, são raros os casos em que alguém sai de casa sem o celular. Usado para trabalho e comunicação entre amigos e familiares, o dispositivo já se tornou uma extensão do nosso corpo. Diante da quantidade de horas de uso, é necessário recarregá-lo com uma certa frequência para não ficar desconectado.

Mas, fica a dúvida: faz mal retirar o celular antes de atingir os 100%? Para especialistas em tecnologia, esse hábito, na verdade, pode ser positivo para a vida útil da bateria do celular.

Indo na contramão do mito popular, dispositivos modernos são fabricados com baterias de íons de lítio, cuja durabilidade é medida pelos ciclos de carga. Dessa forma, cada ciclo equivale a um carregamento completo. Nos modelos atuais, estima-se que a durabilidade da bateria seja de 400 ciclos.

Resumindo: deixar o celular descarregar ou carregá-lo até 100% pode reduzir sua durabilidade e vida útil.

Foto: Shutterstock

Afinal, qual o jeito certo de carregar o celular?

Manter o celular com carga entre 20% e 80% é o mais recomendado, segundo especialistas. Esse hábito prolongará a vida útil da bateria, evitando que ela seja submetida a ciclos completos de carga e descarga.

Mesmo que pareça certo esperar os 100% e acreditar que retirar antes disso pode “viciar”, a realidade é outra quando analisamos os avanços tecnológicos. Desconectar o aparelho antes não vai prejudicar a saúde da bateria. Boa notícia para quem está com pressa e teme prejudicar a durabilidade do celular se não carregá-lo totalmente.

A dica é a seguinte: para que a bateria do seu celular dure mais, tente sempre deixá-la entre 20% e 80%. Além disso, evite ciclos completos para prevenir o desgaste da peça. Não há como errar agora!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário