Por que ESTES modelos de iPhone não valem a pena em 2023?

Mudanças no sistema operacional fazem com que alguns aparelhos não valham a pena; veja a melhor opção na hora de trocar de celular.



Uma das ações anuais do calendário da Apple é o lançamento de um novo sistema operacional e este ano não poderia ser diferente. Por isso, a gigante de tecnologia anunciou durante a sua conferência de desenvolvedores WDC 2023 o novo iOS 17.

Leia mais: Fim! Apple decreta ‘morte’ de recurso e usuários correm para salvar fotos

Com isso, alguns modelos antigos de iPhone deixam de receber atualizações. Apesar de eles não pararem de funcionar, tais modelos não têm acesso ao novo iOS, assim como não recebem novos recursos de segurança. Dessa forma, se você está pensando em trocar de celular, é bom ficar atento para não escolher um modelo que, por não comportar atualização, irá perder o suporte para alguns aplicativos.

iPhones sem novas atualizações

E é diante deste cenário que modelos mais antigos, como, por exemplo, os iPhones 6S, 7 e 7 Plus não são compatíveis com novas atualizações desde o iOS 16, lançado no último ano. Segundo a mesma lógica, os modelos 8, 8 Plus, e X (de 2017) não receberão o iOS 17. Portanto, estes são modelos a serem evitados caso você deseje comprar um novo smartphone.

Modelos que ainda recebem atualizações

Os modelos iPhone XS, XS Max, XR, SE (2020) e SE (2022), além da linha 11, 12, 13 têm compatibilidade com as atualizações do iOS 17. Além de, claro, o último modelo da Apple, o iPhone 14.

Contudo, é necessário considerar outros fatores na hora de escolher o seu novo iPhone. Dentre eles está a vida útil de um aparelho que é, em média, até cinco anos. Assim, configurações defasadas, bem como a falta de garantia de atualização do sistema operacional estão entre os fatores a se considerar.

Levando isso em consideração, é importante ressaltar que a linha de iPhone XS e XR, de 2018, já devem não comportar novas atualizações no próximo ano. Portanto, o iPhone SE 2ª geração (2020) também deixa de ser uma boa opção de compra.

Por fim, os modelos mais simples e como menor capacidade de armazenamento (64 GB) saem, em média, R$ 2 mil e devem receber atualizações por apenas mais três anos. Por outro lado, o iPhone SE 3ª geração, apesar de ter o preço mais elevado, tem mais tempo de vida, ou seja, comportará mais atualizações, por um tempo maior.

Confira alguns modelos que valem a pena:

  • iPhone 11 (128 GB) – 2019
  • iPhone 12 (128 GB) – 2020
  • iPhone 12 mini (256 GB) – 2020
  • iPhone 13 Pro Max (128 GB) – 2021
  • iPhone SE 3ª geração – 2022




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário