Por que há tantos advogados no Brasil? Fenômeno não acontece à toa

Entenda por que o Brasil é o líder mundial em advogados por habitantes. Saiba mais sobre o grande número de profissionais da advocacia.



O Brasil possui a maior quantidade de advogados por habitante no mundo, um fenômeno que tem despertado interesse e curiosidade. Atualmente, a proporção é de um advogado para cada 164 brasileiros, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, a proporção é de um advogado para cada 253 habitantes.

Veja também: Profissionais destas 5 graduações são os mais arrependidos; veja a lista

Um estudo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com base em dados da International Bar Association (IBA), revelou que, em números absolutos, o Brasil só fica atrás da Índia em quantidade de advogados, com mais de 2 milhões no total. No entanto, levando em consideração o tamanho da população, a Índia tem uma proporção menor, com um advogado para cada 700 habitantes.

Ao comparar o Brasil com outros países, fica evidente o grande número de advogados no país. Por exemplo, na vizinha Argentina, há uma proporção de um advogado para cada 365 pessoas, enquanto em Portugal a proporção é de um para cada 625 habitantes. No Reino Unido, a proporção é ainda menor, com um advogado para cada 471 pessoas.

O cenário dos advogados no Brasil

A explicação para essa alta quantidade de advogados no Brasil envolve diversos fatores. Em primeiro lugar, a tradição histórica do curso de Direito no país, que sempre teve um apelo social importante, juntamente com Medicina e Engenharia. Além disso, a valorização do conhecimento jurídico aumentou após a promulgação da Constituição de 1988, que enfatizou a necessidade de argumentos sólidos e construção de teses em um Estado democrático de direito.

Motivos para a popularidade do curso de Direito no país

A busca por estabilidade em meio às incertezas políticas e econômicas também tem levado muitos brasileiros a procurarem concursos públicos, especialmente na área jurídica, que oferecem melhores remunerações. A forte midiatização do Poder Judiciário, especialmente após a Operação Lava Jato, despertou ainda mais interesse pelas profissões jurídicas.

O crescimento exponencial do número de cursos de Direito no país é outro fator que contribui para o aumento de advogados. Desde 1995, o Brasil passou de 235 cursos para 1.896 em 2023, um aumento de 706%. Nos últimos cinco anos, foram criados 697 cursos, tornando o Brasil o país com o maior número de cursos de Direito no mundo.

Entretanto, é importante ressaltar que a quantidade não necessariamente reflete a qualidade dos cursos. De acordo com a OAB, apenas 11% dos cursos avaliados em 2022 foram considerados de boa qualidade. A discussão sobre a abertura de cursos de Direito na modalidade de ensino à distância também é controversa, com a OAB defendendo a melhoria da qualidade dos cursos presenciais antes de oferecer mais vagas.

A possível expansão dos cursos de Direito na modalidade EAD

O Ministério da Educação é responsável pela autorização e avaliação dos cursos, mas há críticas em relação ao sistema de avaliação atual, que muitas vezes é considerado ultrapassado. Ainda assim, a oferta de cursos de Direito na modalidade à distância está em discussão, e grupos de trabalho têm buscado subsídios para regulamentar essa modalidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário