Por que o oceano é azul mesmo quando a água é um líquido transparente? Às vezes é necessário voltar às questões básicas e interrogar o mundo que nos rodeia.
Leia mais: Não é só para beber! 5 truques de ‘ninja’ para fazer usando água com gás
A luz solar emite uma grande gama de energia eletromagnética. Porém, nossos olhos podem captar somente uma baixa fração daquela: a iluminação perceptível. E assim por diante se diz sobre a radiação: como a radiação ultravioleta, por exemplo. É invisível para nós, entretanto, conhecemos bem seus efeitos em problemas de pele.
Composição de materiais: reflexão e absorção
Sabe-se que a luz branca apresenta em sua composição todas as cores conhecidas pelo mundo. Dessa forma, é possível compreender que tudo obtido nos cerca por meio da reflexão solar e diferentes meios de luz sintética.
A sua variação depende do elemento a ser utilizado, visto que certas cores são absorvidas ou refletidas.
Resolvendo o mistério: o papel da água e da poluição
Vamos responder à pergunta que nos trouxe aqui. A água age como um elixir para a iluminação branca, obscurecendo um pequeno número de cores e revelando outras. Essa descrição é válida apenas quando a água é relativamente clara.
Em casos contrários, lama, algas e outros contaminantes afetarão a difusão da luz e o azul.
Absorção de cor incrível: por que o oceano é azulado?
O oceano é azul brilhante, visto que a água é capaz de absorver as cores avermelhadas, a alaranjada e as amareladas, pois, apresentam alturas de onda mais longas. Torna-se visível apenas para o tom azul, com um comprimento de onda mais curto. A combinação de luz e água cria uma visão espetacular.
A transparência em massa: o volume de água e a percepção visual
Embora a água seja transparente, quando despejada em um copo, não a enxergamos como azul. Isso ocorre porque a dispersão dos raios solares se torna mais eficaz quando incide por cima de grandíssima massa de H₂O, como o mar. Sabe-se que é o volume que permite a ampliação desse fenômeno, e nos proporciona a visão do mar azul.