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Quanto mais espuma na cerveja, melhor? A verdade por trás do colarinho irresistível

Você sabe a maneira correta para beber uma cerveja e as consequências por trás dela?



Os consumidores de cerveja concordam que uma boa degustação depende de diferentes pontos. Para alguns deles, é importante considerar a escolha do copo e a temperatura ideal da bebida. No entanto, o que falam sobre a quantidade ideal de espuma no copo?

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A formação de espuma ou head (que significa “cabeça” em inglês), teve a sua primeira menção em um texto de um romance intitulado “A Rua das Ilusões”, de John Steinbeck, no ano de 1945. Ao longo da história ele foi apelidado de colar ou colarinho.

Truques com a espuma da cerveja

Anteriormente, as pessoas dedicavam muito tempo pensando na forma ideal de apresentação, devido a isso existiam algumas técnicas que eram aplicadas antes de servir a bebida. Por exemplo, havia um raspador ou lâmina que removia o excesso da espuma antes de entregar ao consumidor.

Possivelmente você já viu algum desses truques que as pessoas utilizam para evitar a formação de espuma no copo. No entanto, a falta da espuma pode gerar problemas no estômago!

A quantidade ideal de espuma no copo

Na espuma formada há concentração de CO₂, ou seja, a presença indica que ele não está dissolvido na bebida, e consequentemente não chegará ao seu organismo.

Embora um copo com muita espuma possa parecer um comportamento de iniciantes no consumo do álcool, na realidade é um conhecimento técnico que poucos conseguem na hora de servir!

Pensando na parte estética, e também na questão do CO₂, o melhor é apostar na formação de uma grande espuma ao inclinar o copo verticalmente quando for servir a bebida. Além de retirar o dióxido, posicionar o copo dessa forma também reforça o sabor da cerveja.

Qual é a espessura ideal do colarinho da cerveja? Essa resposta foi oferecida por uma empresa japonesa que desenvolveu uma lata especial para os consumidores. Nela existem dois puxadores diferentes que adequa a quantidade de espuma ideal na abertura do produto.




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