A expectativa de vida da humanidade aumentou com o passar dos séculos, mas isso não é exclusividade nossa, pois outras espécies parecem nos superar cada vez mais. Alguns animais exibem uma capacidade espantosa de viver por muito tempo. Dê uma olhada e surpreenda-se com cinco animais que vivem muito mais do que qualquer humano.
Leia mais: 5 animais que podem invadir sua casa pelo vaso sanitário
Quais animais vivem mais tempo do que os demais?
De diferentes espécies, o que estes animais tem em comum é a alta expectativa de vida. Confira a seguir, do menor para o maior, os bichos presentes nesse ranking que já viram e vão ver mais coisas do que você.
5. Tuatara
É um réptil que vive no planeta há bastante tempo, desde o período jurássico. Ele é comum na Oceania e chega a medir cerca de 60 cm de comprimento quando atingem a idade adulta. Agora, o melhor de tudo é que consegue viver entre os 100 e 110 anos. Muita coisa para um bicho, hein?
4. Baleia-azul
A gigante baleia-azul habita os nossos oceanos há muito tempo. Ela tem até 30 metros de comprimento e é um dos animais mais pesados do mundo. O mamífero marinho pesa incríveis 180 toneladas, mas pode chegar a mais. E também vive bastante: entre 110 e 150 anos. É quase surreal.
3. Tartaruga das Galápagos
Chamada também de tartaruga-gigante, este réptil mede 1,50 cm na idade adulta. Sua média de peso é de 220 quilos, logo é um animal bem pesado. Também tem uma espantosa expectativa de vida: pode viver entre 150 e 200 anos.
2. Esponja do mar
Da família das esponjas, estes bichos são invertebrados e são as grandes filtradoras dos oceanos do mundo todo, pois seguem comendo plâncton e restos orgânicos. Elas também surpreendem pela altíssima longevidade, visto que conseguem superar a marca de 10 mil anos de vida. Você não imaginava isso, certo?
1. Água-viva imortal
O primeiro lugar é de surpreender.
Trata-se de um hidrozoário que, com a sua forma de medusa, mede entre 4 e 5 milímetros com 8 a 90 tentáculos na fase adulta. A água-viva imortal é o único animal que se tem notícia de que é capaz de reverter o envelhecimento.
Como o nome diz, são imortais, pois ao chegarem ao pólipo (idade reprodutora), geram descendentes e voltam para a idade pueril, ou seja, a de imaturidade sexual.