Os usuários que desejam ter o selo azul de verificação em suas contas do Facebook e Instagram poderão pagar por ele. De acordo com a Meta, o serviço de assinatura mensal, o Meta Verified, chega ao Brasil com valor mensal de R$ 55.
Leia mais: Engajamento em alta: CEO do Instagram revelou TUDO sobre o algoritmo
Porém, a Meta não é a primeira a oferecer o selo de verificação mediante pagamento. O Twitter lançou a mesma proposta há um tempo, o Twitter Blue. O Meta Verified já está disponível em alguns locais, sendo eles: Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Índia, Nova Zelândia.
O selo de verificação transmite segurança para os usuários, confirmando que a pessoa é realmente quem ela afirma ser. Assim, é possível se proteger e garantir um monitoramento contra perfis falsos. No entanto, o selo não é o único benefício da assinatura. De acordo com a Meta, os assinantes terão direito a figurinhas exclusivas no Instagram e 100 estrelas mensais no Facebook.
Como assinar o Meta Verified?
Para assinar a nova ferramenta do Instagram e do Facebook, é preciso ter, no mínimo, 18 anos e ter um histórico de postagem nas redes. É necessário também enviar uma cópia de algum documento de identificação oficial, como o RG, que corresponda ao nome do perfil e à foto da conta.
Desse modo, ao atender todos os requisitos estabelecidos pela plataforma, é necessário ir até as “Configurações” do Instagram ou Facebook. Assim, após acessar a aba de configurações, será preciso:
- Clique em “Central de Contas”;
- Selecione “Meta Verified”;
- A mensagem “Meta Verified disponível” irá aparecer sob seu nome e foto do perfil;
- Configure o pagamento e siga as instruções exibidas na tela;
- Tire uma foto do seu documento de identidade com a câmera e também uma selfie de vídeo para confirmar sua identidade.
Quanto custa o novo serviço da Meta?
Se você se interessou na nova possibilidade, saiba que a Meta cobra o valor de R$ 55 mensais. No caso das pessoas que já possuem suas contas verificadas, a cobrança não será realizada.
De acordo com Zuckerberg, os perfis já verificados não sofrerão mudanças, com o selo de verificação continuando gratuito. Por fim, a cobrança veio como uma estratégia para aumentar o lucro para ambas as redes sociais.