scorecardresearch ghost pixel



Para não errar mais: 5 gafes de gramática que todo mundo comete sem saber

Conheça algumas dúvidas frequentes sobre a Língua Portuguesa e nunca mais erre na hora de escrever ou falar. Desvende as regras e torne-se um mestre da gramática!



Todo mundo tem dúvidas quando o assunto é português. Por favor, não se preocupe! Você não está sozinho. Com tantas regras gramaticais, não é surpresa encontrar dificuldades, algumas perguntas são mais frequentes do que imagina.

Leia mais: Os 6 erros mortais que fazem sua suculenta morrer pouco a pouco

Separamos questões que causam dúvidas para os falantes desta língua. Entenda como utilizar as palavras “mas”  ou “mais” e “mal” ou “mau”, e nunca mais tenha que se preocupar na hora de escrever.

Perguntas de Português: “Mas” ou “Mais”?

Uma dúvida recorrente em português é a diferença entre ‘mas’ e ‘mais’. Mas não se preocupe, vamos dar uma ótima dica para nunca mais errar.

“No entanto” é uma conjunção adversativa usada para expressar oposição ou contradição. Você pode substituí-lo por palavras como “mas” ou “ainda”. Se couber essa palavra na frase, o correto é utilizar “mas”!

Além disso, “mais” é um advérbio de intensidade, usado para indicar quantidade ou adição.

Dúvidas sobre português: “mal” ou “mau”?

Outra dúvida muito comum é quando usar “mal” ou “mau”. E o macete é saber que “mau” é o oposto de “bom”. É um adjetivo, então sempre será usado para indicar algo de má qualidade, uma pessoa má ou que faz algo de forma errada ou ruim.

Exemplo: Ele é um mau cozinheiro!

“Mal” é um advérbio, o seu uso indica que algo foi feito de forma errada. Porém, também é um substantivo que pode possuir outros significados na frase, como: doença, angústia, desgosto, maldade, entre outros. E por último, é uma conjunção temporal.

Exemplos:

  • Eu tenho passado muito mal esses dias.
  • O mal da sociedade é a falta de amor ao próximo.
  • Mal acabou a aula, os alunos saíram correndo da sala.
  • Lembre-se de consultar fontes confiáveis para novas perguntas, e continue melhorando suas habilidades no idioma. Chega de confusão entre “mas” ou “mais” e “mal” ou “mau”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário