Reis dos anos 90: 4 produtos fizeram sucesso, mas faliram rápido demais

Seja pela concorrência ou por seu alto custo de produção, alguns produtos foram descontinuados e deixaram saudade nos clientes.



O desaparecimento de alguns produtos no mercado pode ser tão rápido quanto o seu sucesso de lançamento. Esse é o caso de itens de diversos segmentos, que fizeram muito sucesso assim que as suas vendas começaram, mas foram descontinuados com muita rapidez. Seja pelo desinteresse do público ou pela inviabilidade da sua produção, muitos produtos tiveram que dizer adeus aos mercado brasileiro e simplesmente desaparecer.

Leia mais: Papo de churrasqueiro: 3 curiosidades sobre picanha que quase ninguém sabe

Pensando nisso, nós iremos relembrar quatro produtos que fizeram muito sucesso, mas que rapidamente foram descontinuados. Alguns já foram até esquecidos. Confira todos e dê uma volta no passado.

Fama destes produtos durou pouco

Em grande parte das vezes, as empresas não esclarecem o porquê de terem interrompido a fabricação de parte dos seus itens. Em geral, há dois motivos que são os que mais levam uma empresa ao fracasso rapidamente: a qualidade do produto ofertado e a concorrência apertada.

É importante afirmar que isso pode acontecer com qualquer mercadoria atualmente e nos mais diversos setores, visto que a competitividade está cada vez mais acirrada no mercado. De toda forma, nós trouxemos quatro sucessos da época, de diferentes segmentos, para te explicar por que as vendas foram interrompidas.

Sandália Samoa

A marca surgiu no final dos anos 80 com o intuito de brigar diretamente com a Havaianas e a Rider. Para isso, a empresa investiu pesado em comerciais com famosos, bem como utilizaram a temática das Olimpíadas de 88.

Apesar disso, a marca não conseguiu se estabelecer no mercado e foi perdendo espaço para os seus concorrentes durante a metade dos anos 90. Com isso, ela acabou desaparecendo no mercado devido à queda em suas vendas.

Bebida Supligen

Concorrente do Nescau e do Toddy, o Supligen nasceu nos anos 90 e seguiu vendendo que o seu principal diferencial era não ser feito com leite, mas sim com água. Infelizmente, a bebida acabou ficando muito pouco no mercado, visto que o custo dos seus ingredientes acabaram tornando o seu valor muito elevado.

Sendo assim, ele foi rapidamente descontinuado e se perdeu no passado.

Biscoito Ringo

Com o intuito de aproveitar o sucesso que o parque Beto Carrero World fazia no início dos anos 90, a Bauducco lançou o biscoito Ringo. O seu principal diferencial era que o produto vinha em uma caixa, o que foi posteriormente imitado por outras marcas. Na embalagem, era possível ver um cowboy em cima de seu cavalo.

Esta era a pose conhecida de Beto Carrero.

Mesmo com alto investimento em marketing na época, os novos biscoitos com preços mais acessíveis chegaram ao mercado em 1995. Com isso, o Ringo acabou perdendo espaço nas compras dos brasileiros e foi descontinuado.

Chiclete Ping Pong

O chiclete ficou conhecido entre as crianças devido ao seu formato, preço e principalmente por ser um pouco duro durante as primeiras mordidas. Além disso, o Ping Pong vinha acompanhado de figurinhas colecionáveis, o que aumentava ainda mais o desejo das pessoas por ele.

A questão é que, com a expansão do mercado, outras marcas de chiclete começaram a trazer diferenciais e se destacar no mercado, como o Big Big e o Bubbaloo. Assim, o Ping Pong começou a sofrer uma queda em suas vendas, o que acabou causando o fim do chiclete.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário