scorecardresearch ghost pixel



Saída da ficção: câmera fotográfica sem lente usa IA para registrar imagens

Bjørn Karmann desenvolveu uma câmera que usa GPS e inteligência artificial para gerar imagens nítidas, dispensando o uso de lentes para capturar os ambientes.



Quem está acompanhando as tarefas inimagináveis que as inteligências artificiais (IA) estão sendo capazes de realizar pode esperar qualquer coisa dos chatbots, já que a ferramenta está cada vez mais aprimorada e não para de surpreender até mesmo os especialistas do setor tecnológico.

Leia mais: Dia dos Namorados em 2023: programador criativo usou IA para recriar namorada

A última novidade foi desenvolvida pelo artista Bjørn Karmann. Ele usou a IA para que fosse possível fotografar qualquer ambiente, sem precisar das lentes da câmera. Todo o processo é feito a partir de dados reunidos pela ferramenta, transformados em texto que gera uma imagem. Confira mais detalhes da criação ao longo do texto.

Karmann decidiu embarcar em projeto incomum criando a Paragraphica, uma espécie de câmera fotográfica que tira fotos sem precisar de lentes. Para isso, o sistema utiliza uma série de dados da uma IA para gerar as imagens.

Como é possível fotografar algo sem lente?

O projeto funciona da seguinte forma: a criação está integrada a um Raspberry Pi 4um minicomputador conectado a uma única placa, um GPS e o programa Stable Diffusion, o software que gera imagens. Quando o usuário clica no botão presente na estrutura, todo o sistema é acionado. Ele permite até mesmo que você realize ajustes para obter um resultado mais nítido.

Bjørn Karmann mostra a Paragraphica que tira fotos por inteligência artificial. Foto: Reprodução

O mecanismo utiliza a antena GPS. O Raspberry Pi 4 adquire os dados de localização do usuário, incluindo todas as informações sobre o lugar, como horário, endereço e até mesmo os pontos de referência. Tudo é identificado. Com base nesses dados, um texto é produzido e funciona como um prompt, solicitando então o resultado.

A geração dessa imagem é realizada por meio de uma API do modelo Stable Diffusion, incorporada à programação em Python, que gera uma representação visual semelhante a uma “fotografia”, que retrata exatamente o local onde a pessoa se encontra.

Embora possa parecer um desvio da proposta convencional de uma câmera fotográfica, a aplicação da inteligência artificial no dispositivo é verdadeiramente intrigante.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário