scorecardresearch ghost pixel



Seu cão lambe as patas com frequência? Fique atento e saiba como ajudá-lo

Quando o cão lambe as patas em excesso, ele pode estar tentando indicar algum incômodo que merece a atenção dos tutores. Aprenda a identificar.



As lambidas fazem parte de um comportamento muito natural para os pets. Na maioria das vezes, é algo muito comum, que não precisa ser motivo de preocupação dos tutores, mas quando em excesso, pode ser que você precise observar melhor o que acontece com o seu bichinho. Veja o que pode ser quando o seu cão lambe as patas sem parar.

Leia mais: 5 cuidados cruciais para evitar que cachorros e gatos transmitam doenças

Cabe aos tutores observar o comportamento de lambedura do cachorro para garantir que não seja excessivo ou compulsivo, pois isso pode indicar problemas de saúde ou emocionais. Se você estiver preocupado com o comportamento do seu cão, é recomendado consultar um médico-veterinário para uma avaliação adequada.

O seu cão lambe as patas em excesso?

Os cachorros se lambem por diferentes razões. Pode ser como uma forma de limpeza, como parte do instinto animal para cuidar da própria higiene. Em alguns casos, é a saída encontrada pelos bichos para ter mais alívio após algum episódio de muita coceira. Dessa forma, eles estão tentando reduzir o desconforto.

Quando o cão lambe as patas em excesso, de forma incessante, a preocupação é válida. O comportamento pode ser muito mais do que uma simples mania e poderá indicar algum problema de saúde ou emocional que precisa de acompanhamento, não só do tutor como de um médico.

Até mesmo a rotina de passeio com o pet pode provocar essa ação! Se você sai com o seu bichinho em horários de muito calor, pode ser que ele esteja com a pata queimada, já que é uma parte do corpo muito sensível. Pode ser também a presença de alguma pedrinha que incomoda a pata do animal e, até tirar, eles vão lamber sem parar.

O melhor é evitar os horários de muito calor e ter uma rotina de higiene para ajudar os pets com a limpeza das patas. Assim, evite também que eles se lambam por muito tempo. Se o seu pet se adaptar, os calçados especiais para passeios são ótimas opções.

Agora, quando saber se o cão lambe as patas em excesso e se isso é um problema emocional? Algo assim acontece quando, mesmo sem passear, o pet começa a se lamber de forma compulsiva. Eles mordem a pata para liberar o estresse que acumulam ao longo do dia. Por isso, pode ser sim um sinal de que o seu bichinho está estressado.

Para amenizar, crie uma rotina de atividades com ele. Brincadeiras, carinho, hora para passear ao ar livre e outras formas de gastar energia para amenizar o estresse. Se nada disso resolver, leve o seu cão ao médico veterinário para seguir com o melhor tratamento, pois assim será possível garantir o bem-estar do animal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário