Uma pintura de 400 anos do artista italiano Giovanni Battista Moroni está intrigando as pessoas na internet. Sabe por qual o motivo? Ela apresenta um homem usando um calçado que se assemelha a um tênis da Nike dos das de hoje. É isso mesmo. E então, sera possível? Veja o que dizem os especialistas em história.
Leia mais: Papo de churrasqueiro: 3 curiosidades sobre picanha que quase ninguém sabe
A imagem rodou o mundo e chamou a atenção de muita gente. A semelhança entre o calçado da pintura e o famoso modelo Air Max 270 da Nike é incrível. Os dois têm um solado branco com uma bolha de ar na parte de trás, uma faixa preta lateral e um elemento que lembra muito o símbolo da marca.
Tênis da Nike
Tem quem diga que o artista italiano fez uma viagem no tempo e conseguiu levar a moda dos dias atuais para o passado. Brincadeiras à parte, a pintura realmente impressiona pela semelhança. Afinal, será que existe uma explicação lógica para essa coincidência? Os especialistas em história da arte têm uma que faz mais sentido do que a viagem no tempo.
Segundo eles, o calçado que aparece na pintura com mais de 400 anos é um modelo renascentista conhecido como “pantofola”, muito popular na Itália da época. Ele é feito de tecido ou couro, com solas espessas para proteger os pés das condições precárias das ruas da época, que eram sujas e cheias de buracos.
A pantofola costumava ser decorada com bordados, fitas e outros enfeites. O melhor de tudo é que o calçado era mesmo muito popular. Tanto que ele era usado por homens e mulheres, ou seja, nem de longe era um tênis da Nike!
Mesmo que tentem dizer que “sim”, o símbolo que se assemelha ao da famosa marca nada mais era do que uma fita ou até mesmo um bordado. E o que parecia ser uma bolha de ar, ao que tudo indica é apenas o fruto de uma ilusão de ótica causada pela interação entre luz e sombra. Dá uma olhada!