O consumo de água deve ser estimulado, principalmente entre aquelas pessoas que não têm esse hábito. Isso é necessário porque a ingestão de líquidos garante o funcionamento do organismo. No entanto, existe uma dúvida comum, ligada à possibilidade de substituir essa bebida por outras. Será que o café, os sucos naturais e infusões podem hidratar tanto quanto a água? Descubra.
Veja também: Acredite, este é o melhor horário para tomar café – e não é de manhãzinha
Viver sem água: é possível?
É impossível viver sem líquidos, devido à desidratação do corpo, que passa a sofrer com falência geral de certos órgãos. Ainda assim, considerando a possibilidade de substituir a água, quais seriam as consequências de eliminá-la da dieta?
Primeiramente, os médicos e outros profissionais da saúde são unânimes quanto a isso: a água é a melhor bebida para hidratar. Embora outros alimentos tenham mais poder de hidratação, a longo prazo pode afetar a saúde das pessoas.
Sucos, chás e café podem substituir a água?
Nesse caso, a resposta é não, sucos, chás e café não devem substituir o consumo diário de água. Contudo, esses tipos de insumos, dependendo do preparo, costumam ser saudáveis e ajudam na hidratação.
Enquanto o café concentra altas doses de cafeína, determinadas ervas presentes em chás podem sobrecarregar os rins. Quanto aos sucos naturais, que são boas opções, exigem moderação, devido ao alto teor de frutose.
A água apresenta minerais e há muitos anos é considerada a bebida mais pura para compor o corpo humano, melhorando a circulação. Dessa maneira, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) sugere que beber 2 litros de água por dia reduz os riscos de insuficiência cardíaca.
Beba água, mesmo que você não queira
A maioria das pessoas não tem problema para beber água, mas se você tiver alguma dificuldade, atente-se a esse hábito. Conforme mencionado, hidratar seu corpo significa garantir um sistema cardiovascular mais forte.
Beba água, mesmo que você não queira e comece com oito copos ao dia, estabelecendo intervalos entre os goles.