scorecardresearch ghost pixel



20 anos de pesquisa no lixo: zelador resolve desligar freezer ‘barulhento’

Um zelador de universidade dos EUA decidiu desligar um freezer após o equipamento começar a fazer vários barulhos irritantes. Ele destruiu 20 anos de pesquisa.



Alguns acidentes acontecem, mas o que esse zelador dos Estados Unidos fez vai além e quebra todas as expectativas. Ele estava ouvindo “alarmes irritantes” e resolveu deslizar um freezer para cessar o barulho incômodo. O problema é que a atitude do homem fez com que 20 anos de pesquisa fossem arruinados completamente.

Veja também: Universidade descobre dieta capaz de rejuvenescer o cérebro em 9 meses

Zelador terceirizado na faculdade

O homem era um trabalhador terceirizado da empresa de limpeza Daigle Cleaning Systems Inc. Ele trabalhava na Rensselear Polytechnic Institute, no estado de Nova York. O zelador trabalhou por vários meses de 2020 na universidade particular de pesquisa em Troy, também em Nova York.

Agora, a universidade pede a reparação pelos danos causados à pesquisa em desenvolvimento. O processo pede o pagamento de mais de US$ 1 milhão em danos e honorários da empresa de limpeza.

Freezer com mais de 20 anos

O freezer que o zelador desligou continha mais de 20 anos de pesquisa. Nele havia culturas e amostras de células. Segundo as informações, uma “pequena variação de temperatura de três graus causaria danos catastróficos”. É o que consta na ação que corre dentro da Suprema Corte do Condado de Rensselear.

Conforme o processo, a universidade não acredita que o zelador seja culpado pelo ocorrido. No entanto, culpa a empresa que o contratou pela falta de treinamento e supervisão adequada nas atividades.
“O réu, por meio de sua supervisão e controle negligente, descuidado e/ou imprudente do [zelador], causou danos a certas culturas de células, amostras e/ou pesquisas no laboratório”, relata a universidade.

Aviso ao zelador

Em 14 de setembro de 2020, os pesquisadores notaram que o alarme disparou por que a temperatura tinha subido 2 graus. Ela passou de -80 °C para -78 °C. A partir daí, a equipe deixou um aviso no equipamento enquanto ele não fosse consertado de vez:

“ESTE CONGELADOR ESTÁ APITANDO PORQUE ESTÁ EM REPARO. POR FAVOR, NÃO MOVER NEM DESCONECTÁ-LO. NENHUMA LIMPEZA É NECESSÁRIA NESTA ÁREA. VOCÊ PODE PRESSIONAR O BOTÃO DE SILENCIOSO DE ALARME/TESTE POR 5-10 SEGUNDOS SE QUISER SILENCIAR O SOM”, dizia o aviso.

Porém, em 17 de setembro, os alarmes tocaram e o zelador resolver desligar o freezer.




Voltar ao topo

Deixe um comentário