5 formas de identificar uma empresa tóxica antes da entrevista de emprego

Examine os sinais sutis que podem indicar uma cultura empresarial tóxica. Melhor prevenir do que ter que lidar com uma situação desagradável!



Com a crescente competição no mercado de trabalho, a busca por um novo emprego pode muitas vezes levar a decisões precipitadas, com a ânsia de garantir uma posição de destaque ou um aumento salarial. No entanto, uma questão importante que muitas vezes é negligenciada é a cultura da empresa. Mais do que uma questão de sintonia com seus valores e objetivos pessoais, uma cultura corporativa tóxica pode ter consequências graves para a sua saúde mental e bem-estar no trabalho.

Leia mais: Cuidado com o sorriso no rosto: o PERIGO da positividade tóxica no trabalho

Então, como você pode identificar os sinais de alerta antes de se comprometer com um novo emprego? Aqui estão alguns indicadores sutis, baseados no conteúdo de anúncios de emprego.

5 indicativos de uma cultura empresarial tóxica

1. “Ambiente de alto ritmo”: Enquanto um ambiente de trabalho dinâmico pode ser um atrativo para alguns, essa frase muitas vezes pode ser um código para longas horas de trabalho e expectativas irreais. Isso pode resultar em esgotamento e falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

2. “Disponível 24/7”: Este é um sinal claro de que a empresa não valoriza o tempo pessoal de seus funcionários e espera que eles estejam disponíveis para trabalhar a qualquer momento.

3. “Alta tolerância à ambiguidade”: Enquanto a capacidade de lidar com a incerteza é uma habilidade valiosa, esta frase pode indicar que a empresa tem uma direção estratégica fraca ou uma comunicação pobre.

4. “Horário flexível”: Embora a flexibilidade possa ser um benefício, é preciso estar atento se essa flexibilidade é unilateral. Isso pode indicar que a empresa pode mudar seus horários de trabalho sem aviso prévio, tornando difícil planejar sua vida pessoal.

5. “Funciona bem sob pressão”: Trabalhar bem sob pressão é uma habilidade valiosa, mas essa frase pode indicar que a empresa opera em um constante modo de crise, o que pode levar ao estresse crônico e ao esgotamento.

Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para evitar um trabalho tóxico. No entanto, lembre-se de que o anúncio de emprego é apenas uma parte da imagem. Certifique-se de fazer perguntas pertinentes durante a entrevista e, se possível, converse com os funcionários atuais para ter uma ideia mais precisa da cultura da empresa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário