scorecardresearch ghost pixel



Acabe com a dúvida: afinal, posso ou não usar papel alumínio no fogão?

Papel alumínio no fogão é muito usado em várias casas, mas é preciso considerar alguns riscos envolvidos para reforçar a sua segurança e evitar acidentes.



O papel alumínio é muito utilizado na cozinha e em várias outras aplicações por ter algumas propriedades únicas e que ajudam bastante na rotina de muitas pessoas. Por ser flexível e resistente à água, calor e umidade, o papel em questão é muito usado no fogão. Afinal, esse hábito traz algum risco à casa e pessoas? Entenda.

Leia mais: Fim da dúvida cruel: posso ou não lavar o arroz antes de cozinhar?

Você certamente já deve ter usado ou visto alguém com o hábito de cobrir todo o fogão com papel alumínio na tentativa de evitar o excesso de sujeira e para que ele auxilie na hora da limpeza. Bem, mesmo sendo algo muito comum, algumas pessoas ainda se preocupam com os riscos de o material pegar fogo ou algo do tipo. Será?

Papel alumínio no fogão traz algum risco?

Antes de tudo, é bom que você saiba que, nesse caso, colocar papel no fogão para evitar a sujeira tem prós e contras. É preciso avaliar bem as vantagens e desvantagens para decidir se será ou não uma boa prática em casa.

Sendo assim, vamos começar pelas vantagens:

  • Protege o fogão contra manchas diretas, evitando que derramamentos de comida entrem em contato com a superfície;
  • Facilita a limpeza e ajuda a manter o eletrodoméstico limpo por muito mais tempo;
  • Facilita a remoção da sujeira quando chega a hora de limpar o fogão.

Certo! São as principais vantagens e os motivos que levam tantas pessoas a usar o papel no fogão. Por outro lado, é importante considerar também o que não parece muito bom, certo? Veja o que levar em consideração.

  • O papel pode derreter com o calor, causando danos ao fogão e tornando as manchas mais difíceis de remover;
  • Ele pode impedir a saída de gás e, consequentemente, levar ao acúmulo, o que irá representar um risco de explosão, se não for colocado corretamente;
  • Pode interferir na chama do fogão, prejudicando o preparo dos alimentos.

Agora que você sabe todas as vantagens e desvantagens, fique atento e faça a sua escolha consciente de todos os riscos e cuidados envolvidos no uso do papel alumínio no eletrodoméstico. Uma dica é comprar as proteções próprias, pensadas exatamente nos espaços mais seguros de uso do papel no fogão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário