scorecardresearch ghost pixel



‘Adicionei o combustível errado! E agora?’: saiba como resolver o problema

Entenda os riscos e consequências desse engano tão comum entre os brasileiros no abastecimento de veículos.



Imagine a seguinte situação: você está com pressa, dirigindo até o posto de gasolina para abastecer o seu carro. Em um momento de distração, comete um engano que pode se transformar em um verdadeiro pesadelo automotivo. Em vez de abastecer o carro com gasolina, você acidentalmente pede diesel para o tanque do veículo. O que acontece a partir desse momento? Bem, essa confusão pode ter consequências significativas e desagradáveis!

Leia mais: Gasolina x etanol: com o aumento nos postos, qual é mais vantajoso?

Por que abastecer um carro a gasolina com diesel não dá certo?

Os motores a gasolina e a diesel têm diferenças fundamentais quanto à forma como ocorre a combustão.

Enquanto os motores a gasolina precisam de uma faísca para inflamar a combinação de ar-combustível, os motores a diesel usam uma combustão espontânea, com o óleo sendo pulverizado de forma direta à forma geométrica que o mantém. Essa diferença impede que o diesel funcione corretamente em um automóvel movido a outro combustível. Além disso, ele é mais consistente e denso do que a gasolina, o que pode causar danos graves ao motor, entupindo o filtrador de combustível e mais, o que afetará os injetores projetados para lidar com a gasolina líquida.

O diesel também deixa resíduos nos componentes do motor, algo que irá prejudicar o seu desempenho.

Usou a incorreta? E agora?

Se você cometer o engano de abastecer o seu carro a gasolina com diesel, é fundamental não ligar o veículo. No momento em que a gasolina no tanque tiver terminado, o motor irá desligar. Nesse caso, procure imediatamente um mecânico qualificado para drenar o combustível conflitante.

Corrigir esse erro pode ser custoso, pois pode envolver serviços de reboque e trabalho braçal especializado para remover o diesel do tanque, bem como para limpar os sistemas de combustível do carro. O custo do reparo dependerá da quantia de diesel no tanque e da extensão dos danos causados ao sistema de combustível.

Prevenção e cuidados para evitar a situação

Durante o abastecimento, verifique sempre o tipo de combustível correto para o seu veículo. Preste atenção na bomba usada e evite distrações que possam levá-lo a um engano.

Essa simples precaução pode evitar dores de cabeça e problemas futuros. No caso de haver um suprimento incorreto, não hesite em buscar ajuda profissional imediata. Um mecânico qualificado poderá realizar os procedimentos necessários para solucionar o problema e garantir o bom funcionamento do motor do seu carro.

Lembre-se de que cada veículo é projetado para funcionar com um tipo específico de combustível e que abastecê-lo de maneira incorreta pode resultar em danos graves. Cuide bem do seu carro, garantindo a utilização correta do combustível para manter o seu motor em perfeito estado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário