scorecardresearch ghost pixel



Se você mora NESTE estado, prepare-se: a conta de luz ficará 3% mais cara

Com a decisão da Aneel, os moradores deste estado terão que arcar com um acréscimo de até 4% nas contas de energia no fim do mês.



A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou um novo reajuste nas contas de luz dos moradores do Rio de Janeiro. Segundo a decisão publicada pela agência, haverá um aumento de 3% para os clientes de baixa tensão, referentes a residências e pequenos comércios. O reajuste será aplicado pela Enel Rio, refletindo diversos fatores econômicos do cenário do estado.

Veja também: Pare de culpar a TV ou geladeira: os vilões da conta de luz são ESTES

No entanto, os reajustes não ficam apenas para as residências. No caso dos consumos de alta tensão, na qual se enquadra as indústrias, o aumento será de 4,97% nas tarifas cobradas. Além da Enel, a Aneel já havia aprovado o aumento para os consumidores cariocas atendidos pela Light, outra distribuidora que atua na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Em relação a Light, os consumidores de baixa tensão atendidos pela distribuidora tiveram um reajuste de 4,05%. Segundo as justificativas apresentadas, o motivo para o aumento são as perdas decorrentes dos furtos de energia, conhecidos popularmente como “gatos”. Com isso, as distribuidoras visam atingir um equilíbrio financeiro entre a distribuição de energia e os ganhos adquiridos.

Como evitar o aumento nas contas de energia?

Diante a decisão a Aneel, os consumidores impactados pela medida devem buscar formas para evitar grandes aumentos em suas contas de energia. O primeiro passo é diminuir o consumo, evitando um aumento considerável na conta do final do mês. Além disso, os consumidores podem investir em equipamentos mais eficientes e adotar o uso de energias renováveis, como a energia solar, para diminuir a dependência da rede elétrica.

Outro ponto a ser observado é a revisão de hábitos de consumo, como ar-condicionado ligado de forma desnecessária, energia acesa em ambientes sem ninguém e banhos demorados no chuveiro elétrico. Com o reajuste aplicado na Enel Rio e na Light, fica claro que os consumidores precisam buscar formas de reeducar o seu uso de energia, visando evitar o consumo desnecessário.

Por fim, a decisão da Aneel impacta não apenas os moradores das regiões, mas também as indústrias que terão um aumento na produção de seus produtos, o que poderá impactar no preço final do produto. Assim, é possível que os consumidores sejam duplamente prejudicados, visto que terão que arcar com contas de energia mais caras e um possível aumento no preço dos produtos fabricados pelas indústrias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário