scorecardresearch ghost pixel



Além das cores: veja os tipos de azeite e faça SEMPRE a escolha certa

Além das cores nas tampas do azeite, você deve observar os diferentes tipos de produto para escolher aquele que mais atende às suas necessidades.



Escolher o azeite ideal pode ser um desafio e tanto para aqueles que não conhecem bem o óleo. São muitas opções nas prateleiras, com preços diversos, então elas podem te confundir. Para te ajudar a entender melhor o produto, veja qual é o significado das cores nas tampas de azeite e como fazer a escolha que mais atende às suas necessidades.

Leia mais: 81 prêmios: qual é o azeite brasileiro que está conquistando o mundo?

Muitos consumidores se questionam quanto às cores na tampa dos azeites. Afinal, o que motiva a diferença? É apenas uma opção de cada fabricante ou isso indica algo relevante sobre o produto? São essas respostas que você encontrará agora para nunca mais errar na compra do azeite.

Tampas de azeite

Se já passou por uma consulta com um nutricionista, certamente o profissional já deve ter te informado sobre a importância de conferir os rótulos dos alimentos. Por meio deles, você consegue inúmeras informações que garantem que o produto é ou não uma boa escolha, segundo as suas metas e necessidades.

As cores nas tampas do azeite, por exemplo, indicam algumas informações úteis, mas outros aspectos devem ser analisados na hora da compra para que você invista em um bom óleo vegetal. Sobre a diferença de tons, o que você precisa saber é que não há nenhum padrão que determine qual deve ser a usada pelas fabricantes.

Por isso, eles ficam livres para decidir.

Para escolher o melhor azeite, é preciso entender as diferenças entre os vários tipos. São eles:

1. Extravirgem: é considerado mais puro e de alta qualidade. É uma boa opção para quem deseja consumi-lo sem levar algo ao fogo. Por exemplo: muito usado em saladas.

2. Virgem: tem uma acidez mais elevada em relação ao extra. É indicado para o uso em receitas de pratos quentes.

3. Refinado: passa por mais processos – filtragem e tratamento químico – e é o mais comum nos supermercados. Ele é obtido na segunda ou demais prensagens. São indicados para marinar e refogar os alimentos.

4. Azeite de oliva: é a mistura do refinado com extravirgem ou virgem. Normalmente, tem um valor mais acessível. É mais indicado para o cozimento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário