scorecardresearch ghost pixel



9 mil garrafas de azeite fraudado são apreendidas: como fugir dessa cilada?

A apreensão de azeite fraudado serviu de alerta para os consumidores sobre os riscos aos comprar o produto. Saiba sinais de adulteração.



O Ministério da Agricultura e Pecuária apreendeu mais de 9 mil garrafas de azeite de oliva fraudado em um supermercado no litoral do Paraná. O produto, indicado como azeite extravirgem espanhol, foi testado e revelou ser óleo de soja. Aprenda a identificar os falsos produtos.

Leia mais: Azeite não é tudo igual: 5 erros bobos que te fazem perder dinheiro

O azeite de oliva é um óleo considerado caro, apesar de mais acessível nos últimos anos, justamente por conta da quantidade de produtos disponíveis nos supermercados. Um dos principais indicativos de produto fraudado começa justamente no preço, quando é vendido muito abaixo da média dos demais.

Azeite fraudado

O Mapa fez a apreensão das garrafas fraudadas e constatou ser óleo de soja. O problema é que vários consumidores já tinham ficado no prejuízo, pois pagaram o preço de azeite de qualidade, mas levaram para casa um produto muito inferior.

Um dos motivos que chamou a atenção da fiscalização foi os escritos em português nas caixas do produto, e não em espanhol como indicava ser a origem. Outro detalhe foi encontrar caixas com garrafas vazias, sugerindo mais uma vez a fraude.

O caso chamou a atenção dos consumidores sobre a importância de buscar produtos de alta qualidade. Para fazer escolhas mais seguras, a sugestão é optar por marcas conhecidas e de renome, assim como desconfiar de preços muito baixos, mesmo em promoções.

Outro cuidado está na leitura dos rótulos, principalmente para identificar misturas com óleo de soja. A fraude no azeite de oliva é um problema sério que pode, inclusive, prejudicar a saúde dos consumidores.

Ao conferir o rótulo, observe o tipo de azeite, a data de produção e o local de origem. Se o rótulo estiver faltando informações ou estiver impreciso, é um sinal de alerta.

Avalie a cor, já que o azeite de oliva extravirgem genuíno é geralmente de cor verde-amarelada, com uma tonalidade ligeiramente dourada. Azeites extravirgens fraudados podem ser de cor mais clara ou mais escura, o que pode indicar a presença de outros óleos vegetais.

Sempre que desconfiar que um azeite de oliva é fraudado, entre em contato com a fiscalização, e se possível até com o fabricante ou o revendedor para obter mais informações.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário