ALERTA de baixa umidade: tempo seco volta NESTA 1º semana de agosto

Depois de algumas semanas de chuvas e frio, as temperaturas no Brasil voltam a subir e o tempo seco predomina no país.



A primeira semana de agosto começa com tempo firme e seco em grande parte do país. Mesmo com o frio continuando presente no Rio Grande do Sul, partes de Santa Catarina e no Paraná, as chuvas ficarão restritas apenas em uma pequena parte do litoral catarinense. Assim, o restante da região Sul terá o tempo limpo e sem chances de precipitados.

Veja também: Detrans SUSPENDEM CNHs de 1.415 motoristas; veja se seu nome está na lista

No Sudeste, a clássica garoa pode aparecer na região metropolitana de São Paulo. Porém, a temperatura ficará um pouco mais alta do que nos últimos dias durante a tarde, com a previsão indicando a máxima de 24ºC. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as temperaturas também sobem, mas ainda com possibilidade de chuvas em diversos pontos dos estados.

Já em Minas Gerais, o estado se comporta diferente dos demais estados da região sudeste. Os mineiros deverão lidar com o calor intenso e a baixa umidade do ar durante esta semana, assim como nos estados do Centro-Oeste.

Tempo seco e quente em grande parte do país

No Centro-Oeste, a umidade chega a 12% ao longo do dia na cidade de Cuiabá (MT), com níveis parecidos com o de um deserto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade recomendada é de 60%. Com isso, aumenta o risco de queimadas e também o agravamento de problemas respiratórios.

Dessa forma, a amplitude térmica será alta nessa região, assim como em parte do Nordeste. Em contrapartida, o litoral nordestino será a única parte do país que ainda terá chuvas moderadas a fortes durante esta segunda-feira (31). Na Bahia, as pancadas de chuva se iniciam durante a tarde e ganham força ao longo da noite. Em Pernambuco, as nuvens carregadas também estarão presentes.

Na região Norte, o calor será intenso em todos os estados. Contudo, as temperaturas mínimas serão baixas em alguns pontos do interior nortista. Por fim, mesmo com as mínimas mais baixas, o clima será quente durante toda a semana, com previsão de chuvas rápidas durante períodos do dia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário