ALERTA vermelho: novo ciclone chega ao RS e SC NESTA quinta (13/07)

De acordo com a previsão do tempo, o ciclone extratropical começa a se deslocar hoje pela região Sul do país, chegando ao Rio de Janeiro no sábado.



Um novo ciclone extratropical chegou a Região Sul do país, fazendo com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) decretasse “alerta vermelho” para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O alerta foi emitido nesta quinta, 13, devido ao perigo provocado pelas tempestades e pelo vendaval intenso nas áreas.

Veja também: Quanta sorte! Esses 4 signos que vão se dar MUITO bem em julho

De acordo com o Inmet, a classificação prevê chuvas com volumes acima de 100mm por dia, aumentando o risco de enchentes e transbordamento de rios. Além disso, há chances também de grandes deslizamentos, colocando as cidades em risco. A meteorologista e coordenadora-geral do Inmet, Marcia Seabra, afirmou que os ventos na região metropolitana de Porto Alegre podem chegar a 110km/h.

Dessa forma, a recomendação é de que os moradores das áreas afetadas pelo ciclone se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil. Para isso, é preciso enviar um SMS com o CEP de sua residência para o número 40199. Assim, as mensagens serão enviadas sempre que for necessário, servindo como prevenção em caso de ocorrências graves.

Cronograma do ciclone

Nesta quinta-feira (13), o ciclone se mantém no Rio Grande do Sul com a mesma intensidade, porém começando a se deslocar em rumo a Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na zona litorânea. Com isso, a ressaca se desdobrará entre Laguna (SC) e Campo dos Goyatazes (RJ), causando ondas de até 4 metros.

Segundo a MetSul, há condições para rajadas de vento “extremamente fortes” nesta quinta, porém com menos chuvas. “O ciclone se afasta gradualmente da costa e a chuva diminui bastante na maioria dos locais. Em vários locais do Sul do Brasil, inclusive, para de chover e podem ocorrer aberturas”, afirma.

Já na sexta-feira (14), uma nova massa de ar frio começa a atuar na região Sul, com previsão de geada em diversos pontos. As temperaturas devem ficar próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense. Por fim, os ventos chegam ao Rio de Janeiro no sábado (15) e mesmo perdendo a intensidade, ainda devem ser fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.




Voltar ao topo

Deixe um comentário