O eixo intestino-cérebro está diretamente ligado à saúde e ao bem-estar. Por isso, a escolha de bons alimentos para o cérebro é essencial para promover uma boa qualidade de vida. Cuidar da saúde mental é primordial para manter bons relacionamentos interpessoais, obter paz e equilíbrio no dia a dia.
Leia mais: Casa limpa, mente sã: 5 efeitos positivos da organização na sua saúde mental
Alimentos para manter o cérebro em dia
Antes de tudo, para manter uma boa nutrição, é necessário evitar alimentos industrializados, ricos em açúcar, gorduras ou conservantes, pois há evidências que sugerem uma possível relação entre uma dieta rica em açúcar e aditivos, encontrados frequentemente em alimentos processados, e a desregulação da flora intestinal, o que pode aumentar o risco de problemas cognitivos e emocionais.
Um estudo recente revelou que o declínio cognitivo foi acelerado em 28% nas pessoas que consumiam mais de 20% de suas calorias a partir de alimentos ultraprocessados. Esse achado indica que a escolha de uma dieta baseada em alimentos altamente processados pode ter impactos negativos na saúde mental e cognitiva.
Confira a seguir uma lista com opções de alimentos saudáveis que irão te auxiliar a manter uma boa saúde mental.
- Cúrcuma
Essa especiaria, também conhecida como açafrão-da-terra, é destacada como um alimento poderoso para reduzir a ansiedade. Com as suas propriedades antioxidantes, ela é capaz de evitar o estresse oxidativo e pode diminuir os efeitos da depressão.
- Chocolate amargo
O tipo amargo é uma excelente fonte de ferro, além disso, contribui para a formação da cobertura que protege os neurônios e regula a síntese de substâncias químicas relacionadas ao humor.
- Brócolis
O brócolis é um alimento altamente benéfico para a saúde cerebral devido à presença de flavonoides, vitamina C, vitamina K e glucosinolatos com propriedades antioxidantes. Esses compostos atuam na proteção das células cerebrais e contribuem para a manutenção da saúde da mente.
- Leite
O leite é uma fonte de triptofano, um aminoácido essencial que desempenha um papel importante na produção de serotonina pelo cérebro. Além disso, o triptofano presente no leite pode contribuir para a melhoria do desempenho do cérebro e da memória.
- Abacate
Estudos têm mostrado que a depressão pode estar relacionada à deficiência de magnésio. O abacate, por sua vez, tem uma quantidade relativamente alta desse mineral, que desempenha um papel tão importante no bom funcionamento do cérebro e ainda auxilia na recuperação da depressão.