scorecardresearch ghost pixel



Bizarro! INSS suspende aposentadoria de pessoas com nome igual

Após identificar segurados com nome igual ao de um falecido, INSS corta os pagamentos do benefício.



Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm passado por uma situação um tanto desagradável e inusitada. Segundo relatos de beneficiários, o órgão está suspendendo o pagamento de benefícios de pessoas com nome igual ao de outro indivíduo falecido.

Leia mais: INSS: quais doenças ou condições garantem a aposentadoria por invalidez?

É o que conta José Edson da Silva, de 71 anos, que já teve os depósitos cortados três vezes. O benefício não chega a ser cancelado, apenas suspenso, mas o processo para restabelecer os repasses pode gerar alguma dor de cabeça.

Quando o INSS identifica que o beneficiário tem o nome semelhante a um segurado que já faleceu, os valores são bloqueados para evitar pagamentos indevidos. A suspensão ocorre com base em informações enviadas pelos cartórios ou após análise do SIM (Sistema de Informação de Mortalidades), da Diretoria de Benefícios da Previdência Social.

O que fazer nesse caso?

O beneficiário que se encontra nessa situação deve solicitar o retorno dos pagamentos. Para isso, é só acessar o aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Solicitar Emissão de Pagamento Não Recebido”.

Caso ainda exista alguma dúvida sobre sua identidade, o instituto pode solicitar que ele compareça presencialmente a uma agência ou envie documentos atuais.

O diretor do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Paulo Bacelar, conta que o INSS realiza uma checagem de informações como nome, RG CPF, data de nascimento e nome da mãe para conferir se a pessoa é a mesma ou não.

O que explica o erro?

Segundo o especialista, boa parte dos erros ocorre na comunicação entre o cartório e o órgão. Bacelar explica que o cartório normalmente informa apenas o nome do indivíduo falecido e o INSS suspende o pagamento previamente, para só então verificar se a pessoa continua viva.

Segundo José Edson, o senhor que teve a aposentadoria bloqueada três vezes, seu homônimo morreu antes de retificar um erro no cartório de registro. Nessa situação, fica mais difícil impedir que a suspensão continue ocorrendo.

“Se foi informado ao INSS pelo cartório que há um segurado com certidão de óbito fica mais complexo. Se o INSS suspeitar, ele vai abrir todo o processo de averiguação”, completa o especialista.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário