Um grupo de legisladores do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, está trabalhando em um projeto de lei que visa criar uma carteira de habilitação para bicicletas elétricas, também conhecidas como e-bikes.
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Por lá, a proposta surge como uma resposta ao aumento de ciclistas que circulam pelas ruas sem nunca terem feito o teste ou obtido a carteira de habilitação tradicional para carros. Como resultado, muitos desses ciclistas não conhecem as leis de trânsito e informações importantes sobre segurança, como argumentam os deputados do estado americano.
Embora as bicicletas elétricas fossem mais populares entre ciclistas mais velhos há uma década, atualmente elas são extremamente procuradas por pessoas de todas as idades.
Além do uso para lazer, as e-bikes se tornaram uma forma popular de transporte alternativo, especialmente entre os jovens, que muitas vezes optam por não obter a carteira de motorista ou possuir um carro, preferindo essas e-bikes, que são menores, mais baratas e econômicas.
Projeto de Lei quer carteira de habilitação para bicicletas elétricas
O Projeto de Lei 530 da Assembleia, que será submetido em breve ao comitê, exigiria que os ciclistas que não possuem carteira de motorista realizassem um teste escrito online e obtivessem uma identificação emitida pelo estado. Além disso, o projeto proibiria crianças menores de 12 anos de andar em e-bikes.
De acordo com informações divulgadas, o projeto de lei criaria um programa de treinamento para bicicletas elétricas e trabalharia em conjunto com diversas organizações, incluindo o Departamento de Veículos Motorizados (DMV) e a Patrulha Rodoviária da Califórnia, para educar os ciclistas que ainda não aprenderam as regras de trânsito por meio de um curso de educação de motoristas tradicional.
A deputada Tasha Boerner, que apoia o projeto, afirmou que a criação da carteira de habilitação para ciclistas de e-bikes que antes não possuíam licença é uma questão de segurança. “Como mãe e legisladora, acredito que devemos agir para prevenir acidentes com nossos jovens e educar os pais sobre as promessas e responsabilidades das e-bikes, e o PL 530 é mais um passo para aumentar a segurança deles ao compartilhar as vias”, argumentou.