Para descobrir as origens da família, as pessoas podem ir em frente de diversas maneiras. Seja por meio de conversas com os mais idosos, da checagem de documentos e até mesmo por meio da contratação de uma pessoa especialista no assunto. Você também pode descobrir a origem europeia da sua família pelo sobrenome. Confira seis deles.
Leia mais: Ora, pois! Se o seu sobrenome está aqui, você tem família portuguesa
São várias as estratégias que qualquer um pode adotar para conhecer mais sobre o passado dos seus familiares. Os avós, por exemplo, são fonte de informações riquíssimas e que devem ser exploradas por você. Eles podem indicar os nomes dos antepassados, locais de origem, tradições familiares e muitos outros detalhes valiosos.
Origens europeias da família
Muitas pessoas aproveitam os documentos e registros também, como as certidões de nascimento, casamento e óbito de familiares, bem como os registros paroquiais, documentos de imigração, passaportes antigos, registros militares e tantas outras informações. A prática de investigar a história da família é muito comum, principalmente por parte das pessoas que desejam conseguir alguma cidadania diferente.
Para isso, são feitas as chamadas pesquisas genealógicas, possíveis por meio de sites especializados e bancos de dados que ajudam as pessoas a encontrar os parentes mais distantes. Nessa busca, você pode descobrir as origens europeias da sua família. Já pensou? Um ótimo começo é usar o seu sobrenome para isso.
É bom que saiba também que essa busca pode exigir tempo, dedicação e paciência. A boa notícia é que o processo é possível. Hoje em dia, muitos recursos facilitam essa busca. Os nomes com origens europeias são:
Macedo: nome de família toponímico de uma região em Portugal, associado a um lugar com muitas macieiras.
Nogueira: mais um sobrenome português que remete às pessoas nascidas na região da Torre de Nogueira, conhecida por suas árvores de nogueira.
Fernandes: significa “filho de Fernando” e foi amplamente utilizado na Idade Média na Península Ibérica.
Carvalho: tem origem em Portugal e Espanha, é comum entre os judeus portugueses. Está relacionado à ideia de longevidade e resistência, características associadas à árvore de carvalho.
Camargo: tem origem na região da Espanha e possivelmente está relacionado aos povos pré-romanos celtas.
Pereira: sobrenome que remete à árvore que produz peras. Era dado às pessoas nascidas em regiões onde o cultivo de peras era comum em Portugal.