scorecardresearch ghost pixel



Desbancado! Li-Fi promete ter velocidade de conexão superior ao 5G

Informações apontam que o Li-Fi foi padronizado para o mercado e promete ser uma tecnologia com velocidade superior ao 5G, além de mais segura.



Nos últimos meses, os brasileiros ganharam, em todas as capitais do país, uma tecnologia 5G que promete ser cem vezes mais veloz do que o 4G. O governo afirma que a internet móvel vai impulsionar a transformação digital no Brasil, viabilizando inovações digitais em diversos setores, como saúde, educação e comércio.

Leia mais: Diga adeus ao Wi-Fi bloqueado: aplicativo desbloqueia todas as redes com facilidade

O recurso poderá ganhar um concorrente de peso. Trata-se do Li-fi, que usa lâmpadas para transmitir dados, prometendo ter uma velocidade superior ao do 5G. Será mesmo? Acompanhe ao longo do texto.

Como funciona o Li-Fi?

Nesta semana, a novidade foi padronizada com 802.11bb para o mercado.

Esse mecanismo opera com a luz, diferente de outros Wi-Fi, que atuam com ondas de rádio e prometem ser mais velozes do que o 5G que chegou a diversos países recentemente, incluindo o Brasil.

De acordo com informações do portal Olhar Digital, esse tipo de conexão fica limitada a um cômodo, uma vez que o acesso considera a luz da lâmpada, que não atravessa a porta, por exemplo. Atualmente, as redes Wi-Fi trabalham com ondas de rádio em frequências específicas e proporcionam conforto, já que o sinal tem um alcance em toda a casa, sem ter problema ao atravessar paredes.

Mas esse processo funciona de modo diferente com o Li-Fi, que usa a luz para enviar dados, desse modo, quando o usuário sai de um ambiente, ele pode perder a conexão. Apesar disso, o ponto que mais chama atenção na novidade é a velocidade. O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos já assinou o documento sobre esta tecnologia.

Esse órgão é responsável por regularizar o Wi-Fi.

O instituto afirma que esse recurso pode ser bem mais ágil e seguro ao compará-lo com as tecnologias tradicionais, como o 5G e Wi-Fi. O ponto levantado sobre a segurança se refere à característica de não poder transmitir dados, ultrapassando paredes e portas, enquanto a velocidade poderá alcançar níveis altos devido à proximidade com a lâmpada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário