scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Minha Casa, Minha Vida poderá ter entrada zero; Petrobras reduz preço do gás natural em 7,1%; BC abrirá consultas públicas para regular criptomoedas; Lula enviará contraproposta do acordo UE-Mercosul

Entrada zero nos imóveis do Minha Casa, Minha Vida e corte no preço do gás natural estão entre os principais assuntos desta quinta (20).



Mais um dia começa com a notícia de que a Petrobras anunciou uma redução no preço do gás natural vendido às distribuidoras. A medida tem validade a partir de agosto.

Leia mais: Reforma tributária pode trazer Sonho de Valsa ‘de volta’; veja o que muda

Já o ministro Jader Filho sinalizou que os financiamentos do Minha Casa, Minha Vida poderão ter entrada zero com a concessão de subsídios do governo. No campo da política, o presidente Lula confirmou que enviará em duas ou três semanas uma contraproposta para o acordo entre União Europeia e Mercosul. A parceria está suspensa desde 2019.

Entre os assuntos em destaque nesta quinta-feira (20), veja também que o Banco Central planeja abrir uma consulta pública para discutir a regulamentação de criptomoedas. Saiba mais a seguir.

Gás natural

A Petrobras informou que vai reduzir em média 7,1% os preços do gás natural vendidos em suas refinarias a partir do dia 1º de agosto. O novo corte, referente à variação de preços entre maio e julho, é uma atualização trimestral prevista em contrato.

Segundo a empresa, as oscilações no valor do gás natural estão ligadas às variações do barril do petróleo Brent e da taxa de câmbio, além do suprimento de distribuidoras, margens de lucro e impostos.

Com a nova redução, o preço do gás natural acumula queda de aproximadamente 25% no ano.

Acordo UE-Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que enviará, em até três semanas, uma contraproposta do acordo entre União Europeia e Mercosul. Segundo ele, os termos ainda estão sendo discutidos internamente.

O presidente se mostrou otimista em relação à aceitação da proposta. “Pela primeira vez estou otimista de que concluiremos este acordo ainda este ano, e seria muito bom se pudéssemos concluir este acordo durante a presidência da Espanha”, disse Lula.

“Foi uma reunião extremamente exitosa. Acho que de todas as reuniões que participei com a União Europeia, essa foi a mais exitosa. Há oito anos não havia reunião da Celac. A participação de 60 países demonstrou de forma inequívoca o interesse da União Europeia de voltar seus olhos para a América Latina”, acrescentou.

Fechado em 2019, o acordo foi suspenso temporariamente por preocupações do bloco com a questão ambiental no Brasil. Já o governo brasileiro teme a possibilidade de empresas europeias participarem de licitações no país sul-americano.

Minha Casa, Minha Vida

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que o valor de entrada de imóveis financiados por meio do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida poderá ser zerado. Isso será possível com a ampliação dos subsídios do governo.

“Nos financiamentos pelo FGTS, fizemos um trabalho para que mais famílias tenham acesso. Nós identificamos que a principal dificuldade que as pessoas tinham era o valor da entrada. As pessoas geralmente já têm o valor da parcela, que é o valor que elas pagam de aluguel. E muita das vezes o aluguel que elas pagam é menor que a parcela que irão pagar. Por isso aumentamos o subsídio do governo federal, que desde 2017 não tinha atualização, e diminuímos as taxas de juros”, declarou em entrevista.

O programa passou por uma série de mudanças recentes, como o aumento no valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que pode ser usado nas parcelas. A taxa de juros também foi reduzida para ampliar o alcance do programa.

“Estamos buscando prefeituras e Estados para que nós possamos complementar e somar esforços. Por exemplo, se no Rio de Janeiro o governador ou prefeito quiserem entrar junto conosco, a gente soma os subsídios e com isso a gente tem capacidade não só de zerar a entrada como de abater parte das parcelas”, acrescentou o ministro.

Criptomoedas

O Banco do Brasil pretende abrir consultas públicas ainda neste semestre para discutir a regulamentação de criptoativos. Segundo a autarquia, o objetivo da regulação é reduzir os riscos de sistemas virtuais sem administração centralizada, mas sem impedir o desenvolvimento de novidades no setor.

Após as regras entrarem em vigor, as empresas do mercado de ativos virtuais terão prazo mínimo de seis meses de adaptação.

Os editais de consulta pública serão divulgados ao longo do semestre. A ideia é receber sugestões e manifestações de especialistas e do público em geral sobre o tema.




Voltar ao topo

Deixe um comentário