O Procon do Distrito Federal (DF) realizou uma ação nos últimos dias que resultou na apreensão de 1,2 mil litros de leite da marca NatVille. A medida ocorreu após a suspensão de comercialização da marca por meio de uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Veja também: Perigo à mesa: 40 recalls já foram feitas pela Anvisa em 2023.
Dessa forma, a decisão da Anvisa de suspender a comercialização, distribuição e uso dos itens da marca ocorreu após a denúncia de que o leite estaria sendo produzido sem a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além disso, a denúncia afirmava também que o produto era fabricado “sem as devidas condições de higiene e realização de controles que garantam sua qualidade e segurança”.
A decisão foi tomada em relação aos lotes produzidos entre janeiro e maio de 2023, pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda (CNPJ: 04439268000185). Sendo assim, caso você possua alguma embalagem do leite NatVille em sua casa, será preciso conferir o lote antes de consumir.
Quais produtos foram suspensos?
Segundo a denúncia, a empresa Laticínios Santa Maria não possui a autorização do Ministério para produzir os produtos comercializados. Além disso, as embalagens do leite informavam que os itens teriam sido produzidos por uma filial, fato que é incorreto.
Desse modo, o Procon recolhei 1,2 mil litros de leite no Distrito Federal. A ação foi possível devido ao rastreamento das notas fiscais de venda do produto. “Reforçamos a importância de o consumidor não comprar leite longa vida da marca Natville nesse momento”, aconselhou o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento.
Por fim, os produtos que estão suspensos e não devem ser consumidos e adquiridos pelos consumidores são:
- Leite UHT integral de 1 litro (fabricado entre janeiro e maio de 2023);
- Leite UHT desnatado de 1 litro (fabricado entre janeiro e maio de 2023);
- Soro do leite em pó parcialmente desmineralizado 40%, da embalagem de 25 quilos (fabricado entre janeiro e maio de 2023).