scorecardresearch ghost pixel



Do consultório para o mundo: 4 dicas para controlar a ansiedade

Algumas estratégias podem te ajudar a controlar melhor a ansiedade e a reduzir o medo, assim como a insegurança.



A ansiedade é um sentimento comum, mas que quando aparece em excesso, pode prejudicar bastante a saúde mental e trazer sérias consequências para a vida do indivíduo. Veja quais são as dicas que podem te ajudar a controlar melhor esse sentimento e a identificar quando a situação passou do controle, então merece uma atenção especial.

Leia mais: ALERTA! Remédios para ansiedade podem causar demência, diz estudo

A questão não é eliminar a ansiedade, mas sim aprender a viver com ela de forma saudável, afinal de contas, a sensação é uma condição natural para todas as pessoas. Ela só se torna um problema quando começa a prejudicar a vida, causando sentimentos diversos, como medo, insegurança e implica na redução da socialização.

Dicas para controlar a ansiedade

Pensando nisso, veja algumas estratégias que você pode adotar para melhorar a relação com a sua ansiedade. Apenas se lembre de que é essencial contar com ajuda de um profissional psicólogo, pois ele irá entender melhor a sua situação e será capaz de direcionar o tratamento ideal para a sua realidade.

As dicas para controlar a ansiedade são estas.

Aprenda a lidar com os seus sentimentos: comece por reconhecer essa ansiedade. Ela existe e merece uma atenção maior. Quando notar que o medo começa a te consumir, respire fundo, tente entender todos os cenários e eliminar algumas inseguranças. É um processo que pode levar tempo, mas fica mais fácil com a prática.

Cuide de você: a prática de atividade física, assim como o autocuidado de maneira geral, podem te ajudar a melhorar a sensação de satisfação com quem você é de verdade. Pode ser um caminho para reduzir a sua insegurança e, consequentemente, a ansiedade. Tenha uma rotina voltada para o cuidado pessoal.

Socialização: busque o apoio de pessoas próximas, tente se relacionar e conhecer gente nova. A interação com outras pessoas é essencial para reduzir a sensação de ansiedade, mas tenha atenção para que os relacionamentos sejam, de fato, saudáveis e façam bem para você.

Crie metas menores: seus grandes objetivos estão difíceis de serem alcançados? Então crie pequenas metas. Assim, a cada objetivo atingido, a sensação de tarefa realizada vai te deixar muito mais motivado a seguir em frente. Por isso, tenha metas reais e acredite no seu processo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário