Driblando a multa: nova tecnologia lê sinais de trânsito e avisa sobre limite de velocidade

Sistema criado pela Intel detecta o limite e consegue avisar sobre a velocidade do veículo para evitar multas e outros prejuízos.



Uma nova tecnologia certificada em dezenas de países pode fazer a diferença no trânsito e na vida de muitos condutores. A Mobileye, empresa da Intel voltada para a área de direção autônoma, lançou um sistema que consegue ler o limite de velocidade permitido nas rodovias.

Leia mais: Prepare o bolso: ‘melhor Corolla de todos’ chega ao Brasil e com preço para poucos

O novo sistema também identifica as placas de trânsito, além dos números indicadores de velocidade impressos nelas. A ferramenta decide automaticamente quais sinais de trânsito são relevantes para a velocidade e ainda informa o motorista sobre saídas e retornos na via.

A empresa quer promover o respeito às regras, incentivando o condutor a se manter sempre dentro da velocidade permitida. Assim ele evita multas e acidentes, bastante comuns em situações de excesso de aceleração.

Implementação do recurso

A tecnologia já recebeu certificação em 27 países da União Europeia, além de nações como Israel, Noruega, Suíça e Turquia. Seu anúncio ocorreu logo que a UE passou a exigir sensores de controle de velocidade em todos os veículos.

Segundo a Mobileye, o sistema pode ser instalado por fabricantes que usam os chips da companhia em seus veículos. A companhia também informou “um grande grupo automotivo global” integrará o recurso em seus veículos vendidos na Europa ainda este ano, com previsão de ampliação para mais modelos em 2024.

Os avanços tecnológicos foram possíveis com a utilização de 400 petabytes de dados de filmagem gravados do mundo inteiro. Veja um vídeo demonstrativo:




Voltar ao topo

Deixe um comentário