O pagamento por aproximação trouxe mais agilidade para a vida de várias pessoas. O processo de quitar dívidas ficou mais rápido e conveniente sem a necessidade de inserir o cartão e digitar a senha. Há alguns rumores circulando de que, apesar de todas as vantagens, o pagamento por aproximação pode estar com os dias contados. Entenda.
Leia mais: Novo golpe coloca em risco cartões de crédito por aproximação
O tipo de pagamento caiu no gosto dos brasileiros por permitir que, com um simples toque, a transação seja realizada. Muitas pessoas preferem pagar as compras assim principalmente em lugares com grande fluxo de pessoas, evitando a necessidade de indicar a senha e correr o risco de alguém notar qual é a sua sequência.
Pagamento por aproximação
Os boatos de que o pagamento mais prático de todos está com os dias contados começou a surgir depois que algumas mudanças entraram em pauta. Isso, porque empresas responsáveis pelo padrão indicaram que a distância mínima para realizar uma transação por aproximação pode passar de cinco milímetros para três centímetros em breve.
Entre as empresas, estão Apple, Google, Huawei, Qualcomm, Sony e STMicroelectronics. Elas divulgaram um documento com as intenções para a modalidade de pagamento.
Nele, consta que o projeto quer aumentar a distância entre o consumidor e o prestador de serviço na hora do pagamento. Para isso, várias melhorias terão que ser feitas, como uma alteração na antena de alinhamento e no consumo de energia do cartão. A previsão é que tais mudanças sejam implantadas gradativamente, a começar já nos próximos meses ou até mesmo podem ter início somente em 2024.
Por isso, por enquanto, o assunto ainda é cheio de mistérios e informações que precisam ser aprofundadas sobre o método de pagamento. No fim das contas, a intenção é manter a opção como algo seguro, viável e muito prático para todos os envolvidos.