scorecardresearch ghost pixel



Transferências via DOC acabam nesta segunda (15); saiba o que muda

Segundo a Febraban, as operações serão encerradas às 22h desta segunda-feira (15). Veja o que acontecerá com as transferências agendadas.



Um dos meios de pagamento mais tradicionais do Brasil será extinto nesta segunda-feira (15) às 22h. Todas as instituições financeiras ligadas a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) deixarão de fazer transferências por Documento de Ordem de Crédito (DOC). A medida vale tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.

Veja também: Como fazer um pagamento utilizando o “Pix Fiado” do Nubank?

Em contrapartida, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continua. Para os clientes que agendaram pagamentos via DOC, a data-limite para realização das operações será no dia 29 de fevereiro. Neste dia, o sistema será definitivamente encerrado. No entanto, após às 22h desta segunda-feira, não será mais possível agendar ou realizar transferência via DOC.

Esse será o prazo também para que as instituições financeiras processem todos os agendamentos feitos pelos clientes. Além disso, as operações via Transferência Especial de Crédito (TEC) também serão descontinuadas. Esse modo de pagamento servia exclusivamente para empresas realizarem pagamentos de benefícios a funcionários.

Qual o motivo para o fim do DOC?

Desde a liberação do Pix para os brasileiros, o DOC caiu em desuso por grande parte dos consumidores. Ao contrário do Pix, o DOC era feito mediante o pagamento de uma taxa, que variava conforme o estabelecido por cada instituição financeira. Além disso, as transferências via DOC possuem um valor máximo de R$ 4.999,99, sendo efetivadas um dia após o banco receber a ordem da transação.

O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central, visando permitir a transferência entre diferentes instituições financeiras. Sua principal diferença em relação ao TED era o prazo para realização da operação. Enquanto o TED era realizado no mesmo dia, em caso de transferência até às 17h, o DOC era efetivado apenas no próximo dia útil.

Segundo a Febraban, as operações via DOC somaram 18,3 milhões no primeiro semestre de 2023, representando somente 0,05% do total de 37 bilhões de transferências e pagamentos realizados no último ano. O Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, totalizando 17,6 bilhões de transações em 2023. Por fim, o total de operações realizados em outras modalidades em 2023 foi:

  • Pix: 17,6 bilhões;
  • Cartão de débito: 8,4 bilhões;
  • Cartão de crédito: 8,4 bilhões;
  • Boleto: 2,09 bilhões;
  • TED: 448 milhões;
  • Cheques: 125 milhões;
  • DOC: 18,3 milhões.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário