Um inovador equipamento chamado Detecção Inteligente de Veículos (DIV) está sendo utilizado como aliado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas fiscalizações. Esse aparelho tem a capacidade de detectar peças roubadas ou de origens suspeitas e também identificar defeitos em veículos durante as abordagens.
Leia também: Fiscalização da Receita: erros fiscais podem comprometer a sua empresa
O funcionamento do DIV é simples e rápido: ele é conectado ao carro e realiza uma leitura completa de componentes eletrônicos, módulos e chassi em aproximadamente dois minutos. Além de ser aplicável em carros de passeio, o sistema pode ser utilizado em caminhões, ônibus, motos e outros tipos de veículos.
Utilizando a base de dados do SENATRAN, o equipamento verifica a procedência das peças e, ao mesmo tempo, atua como um scanner automotivo, identificando eventuais defeitos mecânicos ou eletrônicos nos veículos fiscalizados. Todo o processo é feito de forma muito rápida, em minutos. O aparelho ainda está em fase de testes em partes restritas do país.
Aparelho que identifica peças roubadas já está em teste
Segundo o CEO do DIV, Myri Teixeira, esse diagnóstico avançado contribui significativamente para reduzir o número de furtos de peças e coibir o comércio ilegal de componentes sem procedência. Além disso, também contribui para prevenir acidentes causados por falta de manutenção adequada e para evitar a clonagem de veículos.
O sistema já está em fase de testes em algumas cidades, como no interior de São Paulo, Recife (PE) e Goiânia (GO), e possui potencial para auxiliar na recuperação de automóveis roubados.
Outra tecnologia recente que também visa aumentar a segurança nas estradas é o sistema desenvolvido pela Mobileye, empresa da Intel especializada em direção autônoma. Essa ferramenta tem a capacidade de detectar o limite de velocidade nas rodovias e identificar placas de trânsito, possibilitando que os veículos sempre se mantenham na velocidade adequada, evitando multas e acidentes.