scorecardresearch ghost pixel



ESTES são os hábitos que pessoas criativas têm e que a maioria ignora

Que tal desafiar os limites e bloqueios da imaginação? Entenda como as mentes criativas rompem com o convencional.



Ficar muito tempo sozinho pode ser entediante para a maioria de nós, mas as pessoas criativas têm uma maneira única de lidar com isso. Elas aproveitam a liberdade de escapar para o seu próprio universo mental e se divertem com isso.

Leia mais: Pensa demais? Cuidado! Duas razões para desacelerar e relaxar a mente

Afinal, como a criatividade entra em ação?

Um grupo de psicólogos das universidades do Arizona, Arkansas e Minnesota conduziu um estudo interessante com mais de 2.000 voluntários para entender como a criatividade entra em ação quando estamos sem fazer nada.

Eles descobriram que aquelas pessoas que tinham uma habilidade maior de pensamento divergente eram menos propensas a sentir tédio quando deixadas sozinhas com suas imaginações.

Embora essa descoberta não seja surpreendente, ela destaca as diferenças entre nossas mentes quando não estamos ocupados, o que pode afetar a forma como a atividade cerebral em repouso é estudada.

Além disso, essa descoberta pode nos ajudar a encontrar maneiras melhores de aproveitar nosso tempo livre sem nos sentirmos obrigados a preenchê-lo com tarefas ou distrações.

Jessica Andrews-Hanna, neurocientista cognitiva da Universidade do Arizona e uma das autoras do estudo, enfatiza que compreender por que as pessoas pensam de maneiras diferentes pode levar a intervenções que melhorem nossa saúde e bem-estar.

Como encontrar maneiras de lidar com a solidão?

Durante a pandemia global, muitos de nós enfrentamos períodos longos de isolamento, e nem todos encontraram maneiras saudáveis de lidar com a solidão.

Porém, para alguns, o distanciamento social se tornou uma oportunidade para explorar a riqueza do mundo interior. Eles preencheram essas horas vazias com histórias imaginárias, reflexões curiosas e saltos entre pensamentos levemente conectados.

Em um mundo ocupado e conectado digitalmente como o nosso, ter um momento de silêncio sem distrações está se tornando uma raridade, diz Andrews-Hanna.

Deixando os pensamentos fluírem livremente

Para entender melhor como isso acontece, os pesquisadores convidaram 90 voluntários para passar 10 minutos sozinhos em uma sala sem dispositivos eletrônicos, deixando seus pensamentos fluírem livremente.

Eles realizaram um teste de pensamento divergente para avaliar a propensão de cada participante em encontrar soluções criativas para questões abertas, como “Como ganhar dinheiro com 100 elásticos?”.

Observando as ideias que surgiam durante esse experimento, os pesquisadores puderam identificar os processos mentais que permitem que algumas pessoas pensem fora da caixa.

Pessoas criativas sentem menos tédio

Os participantes criativos da pesquisa acima mostraram uma tendência maior de fazer associações entre ideias, falaram mais e se consideraram menos entediados durante esse tempo sozinhos.

Em outro estudo, a equipe analisou as respostas de 2.612 participantes a uma pesquisa on-line sobre criatividade, confirmando as descobertas anteriores e sugerindo que pessoas criativas sentiram menos tédio durante o isolamento causado pela COVID-19.

Embora cada pessoa aproveite o tempo de silêncio de maneiras diferentes, é importante lembrar que deixar a mente divagar durante esses momentos pode ser mais produtivo do que imaginamos.

Como afirma Andrews-Hanna, em meio à sobrecarga digital e ao ritmo acelerado da vida moderna, precisamos reservar um tempo para simplesmente relaxar com nossos pensamentos em casa, no trabalho e na escola.




Voltar ao topo

Deixe um comentário