Na astronomia, uma superlua ocorre quando a Lua Cheia está na posição de sua órbita mais próxima da Terra, em um ponto denominado perigeu. Assim sendo, a superlua de julho, também conhecida como Lua dos Cervos, a primeira das quatro de 2023, chamou a atenção de todos, devido ao seu maior tamanho e brilhosidade.
Veja também: Vida em Marte? NASA encontra objeto misterioso e alerta para asteroide
Evidentemente, registros não faltaram em todos os lugares do mundo. Porém, quem deve ter captado a fotografia foi um astronauta, que assim o fez diretamente do espaço. E aí, conseguiu tirar a foto?
Astronauta compartilha foto da Superlua do espaço
Por meio de seu Twitter, o astronauta Sultan Al Neyadi, dos Emirados Árabes Unidos, compartilhou a sua bela e inusitada vista diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS).
Assim ficou a fotografia do astronauta, partilhada na sua rede social na última quinta-feira, 06/07. Em sua descrição, ele destaca estar ainda bem distante do único satélite natural da Terra.
“Mesmo estando aqui no espaço, ainda estamos bem longe da Lua. Estamos a uma altitude de cerca de 400 km da Terra, enquanto a distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.000 km.”
https://twitter.com/Astro_Alneyadi/status/1676546785697837059
Já vai preparando sua agenda: quando serão as próximas superluas luas cheias de 2023?
Uma boa notícia: no próximo mês, o de agosto, teremos logo duas. Respectivamente, serão em 1º e em 30 de agosto. Repare que, quando um mês tem duas luas cheias, a segunda é chamada de Lua Azul. A designação do nome não tem relação com a sua cor. Por fim, em setembro, no dia 29, teremos a quarta e última superlua do ano.
Portanto, com as três superluas restantes, prepare a câmera, aplique o zoom e registre esse belo momento astronômico.