Você sabe como conservar os alimentos da sua despensa? Muitas vezes, ficamos em dúvida se devemos guardar certos itens na geladeira ou não. Alguns alimentos podem estragar mais rápido se ficarem expostos ao calor, enquanto outros podem mudar de textura ou sabor se forem refrigerados.
Veja também: Xixi está estranho? 16 alimentos podem mudar a cor e o cheiro da urina
A partir disso, vamos te dar algumas dicas de onde guardar cada coisa, para que você aproveite o melhor dos seus produtos. Confira!
Como conservar alguns alimentos:
Shoyu
Esse molho à base de soja é muito usado na culinária oriental, mas também pode dar um toque especial em outras receitas. Além disso, ele é rico em sal, o que impede o crescimento de micro-organismos nocivos. Ou seja, ele pode ficar fora da geladeira, sem problemas. Mas se você preferir, pode guardá-lo na geladeira também, para preservar o sabor por mais tempo.
Mel na geladeira
O mel é um alimento natural e delicioso, que pode ser usado para adoçar bebidas, bolos, pães e até saladas. Ele tem uma alta concentração de açúcar, que também funciona como um conservante natural.
Diante disso, ele não precisa ir para a geladeira. Aliás, se você fizer isso, ele pode cristalizar e endurecer. Mas não se preocupe: se isso acontecer, basta aquecer o frasco em banho-maria para voltar ao normal.
A versatilidade dos ovos
Os ovos são alimentos muito versáteis e nutritivos. No entanto, eles são muito sensíveis e podem estragar facilmente se ficarem em locais quentes. Nesse sentido, o mais recomendado é guardá-los na geladeira, mas não na porta.
A porta da geladeira sofre muitas variações de temperatura com o abre e fecha, o que pode prejudicar a qualidade dos ovos. O melhor é colocá-los nas prateleiras internas da geladeira.
Fora da geladeira: pasta de amendoim
Já a pasta de amendoim é uma ótima fonte de proteína e gordura saudável. Ela tem uma consistência cremosa e saborosa, que pode ser alterada se for guardada na geladeira. Ela vai ficar mais dura e difícil de espalhar.
Portanto, o melhor é mantê-la fora da geladeira, em um local fresco e seco. Em outras palavras, ela tem tanta gordura que as bactérias não vão conseguir se proliferar.
Ketchup, mostarda e maionese: dentro ou fora da geladeira? Depende
Esses são os molhos mais populares e queridos pelos brasileiros, que acompanham sanduíches, salgadinhos, carnes e muito mais. Mas será que eles precisam ir para a geladeira? A resposta é: depende.
Isso porque tanto o ketchup quanto a mostarda são muito ácidos, o que dificulta a contaminação por bactérias. Por isso, eles podem ficar fora da geladeira sem problemas. Contudo, se você quiser conservá-los por mais tempo, pode levá-los à geladeira também.
Enquanto isso, a maionese é diferente. Ela é feita com ovos e óleo, que são ingredientes mais perecíveis. Por isso, ela precisa estar sempre na geladeira, e dentro do prazo de validade. Se você fizer maionese caseira, então, tome ainda mais cuidado: guarde-a na geladeira por no máximo dois dias.