Todo mundo sabe que é preciso lavar frutas e vegetais antes do consumo. Isso porque esses alimentos podem guardar resquícios de agrotóxicos e microrganismos em sua superfície. Inclusive é isso o que acontece com o morango, por exemplo. Basta olhar através de um microscópio para observar diversos pequenos seres vivos habitando sua parte externa.
Veja também: Se o objetivo é desinchar, 4 frutas diuréticas são infalíveis na perda de peso
O morango pode te assustar pela sua superfície
Um tipo de vídeo que está em alta na internet é o que mostra diversos materiais observados através das lentes de um microscópio. Há muita coisa interessante neste sentido e não faltam conteúdos que podem ser chocantes.
Embora não seja exatamente uma fruta, mas sim uma infrutescência, o morango é um dos alimentos mais apreciados por pessoas de todas as idades. No entanto, sua superfície é habitada por um verdadeiro ecossistema, o qual conta com ácaros, bactérias, fungos e até micro-insetos.
Um vídeo viralizou dentro do Twitter recentemente e já foi visto mais de 2,7 milhões de vezes. Nele é possível observar uma quantidade absurda de vida no morango. Aliás, um trabalho do canal Super Up
Close, no YouTube, revela uma formiga extremamente pequena vivendo no alimento que em breve será comido. Trata-se de um inseto chamado de formiga-faraó.
Você se assustará com o resto
Boa parte dos conteúdos que mostram o alimento através do microscópio revelam ácaros que transitam livremente por ali. No entanto, existem análises mais detalhadas, realizadas pela PUC Goiás, por exemplo, que encontraram alguns parasitas.
Das 51 amostras de morango coletadas, 78,4% testaram positivo para a presença de enteroparasitas. Junto a isso, também foram encontradas bactérias em 5,9% dos morangos analisados. Uma delas era a Escherichia coli, responsável por causar diarreia nos humanos.
Morango precisa ser lavado
Todos esses dados ajudam a ressaltar a importância de lavar o morango antes de comê-lo. Para isso, o mais indicado é deixar o alimento submerso em uma solução com água e vinagre por alguns minutos e lavar bem com água corrente.
Depois de secar os morangos, guarde-os em potinhos com tampa ou plásticos alimentícios na geladeira. O consumo deve ser feito durante até, no máximo, 3 dias.