scorecardresearch ghost pixel



Multas mais baratas: sistema oferece desconto de 40% no pagamento da penalidade

Novo sistema no Ministério dos Transportes garante benefícios como desconto de até 40% no pagamento de multas.



Levar uma multa de trânsito é sempre um momento horrível, seja qual for a situação. O pior de tudo é ter que pagar a bendita penalidade, que em algumas situações pode ter o valor multiplicado e acabar pesando bastante no bolso do condutor.

Leia mais: Ninguém leva: saiba como manter a bicicleta protegida contra roubo

Mas o que muitos motoristas não sabem é que é possível pagar multas com desconto de até 40% e aliviar bastante o orçamento usando uma simples ferramenta. Para isso, é preciso se cadastrar em um sistema virtual criado pelo Ministério dos Transportes. Saiba mais!

Desconto em multas

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) permite que o motorista receba multas pelo celular, dispensando a impressão em papel, e realize o pagamento do valor com desconto de até 40%. Lançada em novembro de 2016, a plataforma já gerou economia de mais de R$ 480 milhões para os brasileiros.

Além da vantagem da redução no preço das infrações, fica muito mais fácil para o motorista acompanhar e pagar suas notificações pela internet, sem precisar comparecer a um posto físico.

No caso dos órgãos autuadores, como Detran, Polícia Rodoviária Federal, DNIT, ANTT e outros, a plataforma reduz os custos de envio da notificação e aumenta a efetividade do processo. Por conta dessa economia, o governo consegue conceder descontos.

Como aproveitar o benefício

O Detran do Tocantins é o mais novo integrante do SNE, e agora os moradores do estado podem migrar para o sistema digital e aproveitar as vantagens. Para isso, é necessário se cadastrar por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para Android e iOS).

Para receber o bônus, o condutor precisa reconhecer que cometeu a infração de trânsito, sem entrar com recurso. Caso a infração não tenha sido cometida por ele, é possível realizar a indicação do condutor responsável pela infração utilizando o aplicativo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário