Será que o seu está na lista? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um levantamento que pode tirar o sono de muitos motoristas brasileiros. A pesquisa revela quais são os carros mais procurados no país pelos ladrões. Saiba o que fazer para evitar se tornar mais uma vítima dos bandidos.
Leia mais: No inverno, você não pode ignorar a manutenção DESTE item no carro
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de mil veículos foram roubados ou furtados por dia no ano passado. O número destaca um crescimento de aproximadamente 12% ao comparar com 2021. Um dos principais fatores que podem impulsionar a ação é o desmanche do veículo para que os criminosos usem as peças.
Cobiçados por ladrões
Para evitar ser vítima de assaltos, é importante não só estar por dentro do ranking divulgado pelo IBGE, como também estar alerta, sempre adotando alguns hábitos. Segundo o Detran de São Paulo, os desmanches podem ter impulsionado o número de roubos e furtos. Inclusive, as autoridades estão empenhadas em controlar o problema.
Confira a lista dos carros que são os mais buscados pelos criminosos.
- Volkswagen Gol;
- Fiat Uno;
- Chevrolet Onix;
- Ford Ka;
- Chevrolet Corsa;
- Hyundai HB20;
- Fiat Palio;
- Volkswagen Fox;
- Toyota Hilux;
- Chevrolet Prisma.
O levantamento mostra os preferidos pelos ladrões, ou seja, os que mais foram furtados ou roubados no ano passado. Além de ficar por dentro do assunto para evitar ser vítima, vale a pena adotar algumas medidas como modo de garantir a proteção. Uma das principais diz respeito à ação de estacionar.
A orientação é selecionar lugares iluminados e movimentados, deixando de dar preferência para áreas isoladas e com pouca iluminação. O mais indicado é buscar estacionamentos públicos, que geralmente têm sistemas de vigilância.
Outra abordagem para elevar a segurança é adicionar mais dispositivos aos sistemas de alarme, como trancas na direção, sem esquecer de checar se vidros e portas estão realmente trancados. Considere também bloqueadores de ignição e rastreadores GPS. Estes são mecanismos que tornam a prática criminosa mais complicada.
Agora, se o carro foi roubado, é importante fornecer o máximo de informação sobre o carro, inclusive alguma característica que distingue o modelo dos outros, às autoridades competentes.