scorecardresearch ghost pixel



Na mira! Veja o TOP 10 carros cobiçados pelos ladrões em 2023

Lista do IBGE aponta os carros que estão na mira dos criminosos. É importante ficar atento e até adotar algumas medidas para garantir a segurança.



Será que o seu está na lista? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um levantamento que pode tirar o sono de muitos motoristas brasileiros. A pesquisa revela quais são os carros mais procurados no país pelos ladrões. Saiba o que fazer para evitar se tornar mais uma vítima dos bandidos.

Leia mais: No inverno, você não pode ignorar a manutenção DESTE item no carro

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de mil veículos foram roubados ou furtados por dia no ano passado. O número destaca um crescimento de aproximadamente 12% ao comparar com 2021. Um dos principais fatores que podem impulsionar a ação é o desmanche do veículo para que os criminosos usem as peças.

Cobiçados por ladrões

Para evitar ser vítima de assaltos, é importante não só estar por dentro do ranking divulgado pelo IBGE, como também estar alerta, sempre adotando alguns hábitos. Segundo o Detran de São Paulo, os desmanches podem ter impulsionado o número de roubos e furtos. Inclusive, as autoridades estão empenhadas em controlar o problema.

Confira a lista dos carros que são os mais buscados pelos criminosos.

  • Volkswagen Gol;
  • Fiat Uno;
  • Chevrolet Onix;
  • Ford Ka;
  • Chevrolet Corsa;
  • Hyundai HB20;
  • Fiat Palio;
  • Volkswagen Fox;
  • Toyota Hilux;
  • Chevrolet Prisma.

O levantamento mostra os preferidos pelos ladrões, ou seja, os que mais foram furtados ou roubados no ano passado. Além de ficar por dentro do assunto para evitar ser vítima, vale a pena adotar algumas medidas como modo de garantir a proteção. Uma das principais diz respeito à ação de estacionar.

A orientação é selecionar lugares iluminados e movimentados, deixando de dar preferência para áreas isoladas e com pouca iluminação. O mais indicado é buscar estacionamentos públicos, que geralmente têm sistemas de vigilância.

Outra abordagem para elevar a segurança é adicionar mais dispositivos aos sistemas de alarme, como trancas na direção, sem esquecer de checar se vidros e portas estão realmente trancados. Considere também bloqueadores de ignição e rastreadores GPS. Estes são mecanismos que tornam a prática criminosa mais complicada.

Agora, se o carro foi roubado, é importante fornecer o máximo de informação sobre o carro, inclusive alguma característica que distingue o modelo dos outros, às autoridades competentes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário