scorecardresearch ghost pixel



NÃO coloque as aranhas para fora da sua casa; há um motivo para isso

Entenda o que acontece e por que você não deveria colocar as aranhas que estão dentro da sua casa soltas no quintal ou no jardim.



As aranhas são, em sua maioria, inofensivas aos seres humanos. A maioria das picadas que acontecem são acidentais (para não dizer todas), sendo que muitas espécies sequer provocam qualquer reação notável no corpo humano. No entanto, ainda assim insistimos em esmagar esses aracnídeos que, na pior das hipóteses, não afetarão a qualidade do seu ambiente.

Veja também: Solução para insetos? Use bicarbonato de sódio e açúcar em baratas

Para quem tem crianças e animais de estimação em casa, algumas aranhas podem ser sinais de alerta. No entanto, a maioria das mais “perigosas” costuma viver fora da sua casa. Das espécies mais comuns, a aranha-marrom é a mais frequentemente encontrada dentro dos lares. Embora seja extremamente venenosa, ela nunca atacará uma pessoa, a não ser que seja tocada ou pressionada contra a parede, por exemplo.

Aranhas ajudam em vários sentidos

Ter algumas aranhas “papa-mosca” dentro da sua casa pode ser uma ótima maneira de controlar insetos indesejados. Os pernilongos entram nessa lista, por exemplo. Imagine se todos no bairro decidirem acabar com os aracnídeos que vivem na sua casa. Bom, prepare o repelente para tantas picadas de mosquitos que você receberá o ano inteiro.

Mas se você já entendeu que as aranhas não precisam ser eliminadas de uma forma “automática”, é preciso saber outra coisa. Nem sempre é recomendável colocar a espécie para fora da sua casa.

Muitos desses animais se adaptam melhor no cantinho da parede da sua sala de estar, por exemplo. No quintal eles podem facilmente morrer de frio, calor ou predados por algum outro animal.

O que fazer então?

Bom, a primeira coisa é estudar a respeito das aranhas que você observa na sua casa. O Google Lens pode ser uma ótima ferramenta para identificar algumas espécies e tranquilizar a sua mente. Ou mesmo mostrar que aquele animal é migratório e oferece algum tipo de risco.

Neste caso, ao invés de colocá-lo para fora, deixo-o na garagem ou em alguma área mais isolada protegida. As aranhas se adaptaram com o tempo e as espécies passageiras logo irão se mandar da sua casa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário